Entretenimento

Remake de Renascer: quem é o cramulhão da nova novela da Globo; descubra

Depois de Pantanal, o diabo da garrafa volta ao horário nobre da Globo

Remake de Renascer: cramulhão está presente em José Inocêncio, o protagonista da novela da Globo
Remake de Renascer: cramulhão está presente em José Inocêncio, o protagonista da novela da Globo (Fábio Rocha/Globo)

Assim como o remake da novela Pantanal, a adaptação de Renascer também conta com um cramulhão, ser que tem pacto com o diabo e “vai contracenar” com José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) a partir de segunda-feira (22).

ANÚNCIO

Em Pantanal, o ator Gabriel Sater interpretou Trindade, personagem que tinha o pacto com o “coisa ruim”. Mas, na novela que estreia na Globo, o cramulhão vai atuar diretamente em José Inocêncio, na segunda fase da novela, ao que tudo indica.

Remake de Renascer: vivendo o protagonista José Inocêncio,  Marcos Palmeira aparece na segunda fase da novela
Remake de Renascer: vivendo o protagonista José Inocêncio, Marcos Palmeira aparece na segunda fase da novela (Fábio Rocha/Globo)

LEIA TAMBÉM: Terra e Paixão: Lima Duarte aparece na última semana? descubra a verdade

O artista plástico Dante foi o responsável por criar o boneco do cramulhão de Renascer. Na novela, o fazendeiro interpretado por Marcos Palmeira é casado com Maria Santa e pai de quatro filhos: José Augusto, José Bento, José Venâncio e João Pedro, o caçula, mas sua esposa morre no último parto, fazendo com que o protagonista tenha uma péssima relação com o caçula.

A lenda do cramulhão

Chamado também de o diabinho da garrafa, o cramulhão é uma lenda viva em várias partes do Brasil. Com um ar inofensivo, ele está sempre de olho em trocar algo pelo pacto e, com isso, ele aprisiona a alma e o coração de quem o incorpora para lhe dar algo em troca.

Segundo a lenda, o pacto com o diabo acontece quando uma pessoa quer a graça e tem que conseguir um ovo, do qual nascerá um diabinho de 15 a 20 centímetros. Mas tem que ser um ovo fecundado pelo próprio diabo.

No remake de Pantanal, Gabriel Sater interpretou Trindade, responsável pelo cramulhão
No remake de Pantanal, Gabriel Sater interpretou Trindade, responsável pelo cramulhão (Julia Costa/Globo)

Acredita-se que ele pode nascer de uma galinha fecundada pelo diabo; em outras, que seria colocado por um galo, e não por um galinha.

ANÚNCIO

Mas, para conseguir o ovo que vai gerar o cramulhão, a pessoa tem que procurar durante o período da quaresma e, na primeira sexta-feira após estar de posse dele, ir até uma encruzilhada, à meia-noite, com o ovo debaixo do braço esquerdo. Após 40 dias, ele é chocado e nasce o diabinho. É aí que ele entra na garrafa, onde fica fechado.

LEIA TAMBÉM: Da rua para um novo lar: casal que inspirou a limpeza morando nas ruas conquista uma casa

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias