Nas últimas horas, as redes sociais foram inundadas com um vídeo promocional de ‘Griselda’ na França, no qual um caminhão percorria uma rua de Paris com o nome da série.
ANÚNCIO
A plataforma de streaming adicionou que era um “Alerta climática: risco muito alto de neve em Paris”, mas para muitos o vídeo dizia algo mais, onde na parte da frente do veículo podia-se ver um tubo pintado de dourado que aspirava pó branco, simulando as linhas brancas que definem a ordem das faixas nas ruas, e que muitos relacionaram com o consumo de cocaína.
O vídeo não demorou a receber diversas reações por parte da comunidade digital, com comentários divididos entre aqueles que consideraram a promoção com mensagem subliminar engenhosa e aqueles que manifestaram diretamente sua insatisfação.
Muitos classificaram o vídeo como uma falta de respeito para aqueles que sofreram com o abuso de cocaína, assim como uma tentativa de diminuir a importância de um assunto tão delicado para a sociedade.
Diante das constantes reclamações e polêmicas geradas pelo vídeo, a publicação, feita em 30 de janeiro passado, não demorou muito para desaparecer do feed oficial do Instagram da Netflix nesse país. Antes de ser removido, o vídeo serviu para que o senador Polo Polo adicionasse uma imagem do presidente Gustavo Petro.
As polêmicas geradas pela série 'Griselda'
A série 'Griselda', lançada em 25 de janeiro passado, contou com uma promoção sem precedentes em todo o mundo, que levou Sofía Vergara a diferentes países. E antes de sua estreia já havia sido questionada por retratar novamente o tema do narcotráfico em uma série.
A produção tem sido cheia de polêmicas, desde processos movidos por Michael Corleone Blanco, o único filho vivo de Griselda Blanco, até uma piada que sua protagonista, Sofía Vergara, fez durante uma entrevista no programa 'El Hormiguero', onde ela disse que venderia cocaína, o que gerou indignação nos colombianos.