Entretenimento

Equipe de Will Smith encontra nova espécie de cobra gigante em gravação na Amazônia

A anaconda foi encontrada pela equipe de filmagens durante uma gravação realizada na região da Amazônia equatoriana.

Anaconda
Representação (Reprodução / X - antigo Twitter)

Uma nova espécie de anaconda foi descoberta durante uma rotina de gravações na Amazônia equatoriana. Segundo publicado pela TV Cultura, a série em questão está sendo gravada pelo ator Will Smith para o National Geographic.

A descoberta em questão foi noticiada pela revista científica Diversity, por meio de um artigo publicado no dia 16 de fevereiro. Na ocasião, é relatado o encontro com um novo tipo de anaconda-verde. Com a identificação da nova espécie, as anacondas-verdes passaram a receber um novo tipo de classificação, sendo divididas em anaconda-verde-do-sul e anaconda-verde-do-norte.

Conforme a publicação, as duas espécies são encontradas na região amazônica. A anaconda-verde-do-sul é vista com mais frequência na Bolívia, Brasil, Peru e Guiana Francesa. Por sua vez, a anaconda-verde-do-norte, é encontrada na Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Trindade e Tobago e Venezuela.

Estudo e descobertas científicas

Segundo informações disponibilizadas na publicação, a descoberta sobre a nova espécie de anaconda foi realizada no ano de 2022, durante uma expedição ao território indígena Baihuaeri Waorani, que fica localizado na Amazônia Equatoriana.

Em declaração, o pesquisador Bryan Fry, um dos responsáveis por registrar o animal, conta que foi convidado a fazer a viagem para conhecer a nova espécie. “Fizemos a viagem a convide do líder Waorani Penti Baihua, e em colaboração com ele. O ator Will Smith também participou da expedição, como parte de uma série que ele está filmando para o National Geographic”.

Fry, que é biólogo na Universidade de Queensland, na Austrália, ressalta que a descoberta foi importante para entender esfericidades da nova espécie.

“É importante, porque a anaconda-verde-do-norte tem uma variedade muito menor do que a do sul, e isso significa que ela é muito mais vulnerável”, explica.

Vídeos da gravação em que a serpente foi registrada foram compartilhados nas redes sociais, e espantaram os internautas:

Leia também: Imagens mostram batalha mortal entre animal peçonhento e onça-pintada no Pantanal