Tom Holland foi anunciado como protagonista de uma nova versão de ‘Romeu e Julieta’ em formato teatral que será apresentada no West End de Londres, no entanto, as coisas não estão correndo bem. Este é provavelmente o romance mais famoso de todos os tempos e, embora a encenação seja muito querida por muitos, a escolhida para dar vida a Julieta está mostrando o lado mais cruel da sociedade.
ANÚNCIO
Sem dúvida, o nome de Holland já é uma garantia, pois apesar de ter feito um grande nome em Hollywood, também tem mostrado suas habilidades teatrais. No entanto, é 'Julieta' que não está sendo bem recebida e a razão é terrível.
Trata-se de Francesca Amewudah-Rivers, mais conhecida por aparecer na série de comédia ‘Bad Education’ e já está recebendo os comentários mais cruéis por ser uma mulher negra e não caucasiana como seria o personagem de Shakespeare.
Claro que não é preciso investigar muito as publicações feitas nas redes sociais para encontrar comentários apontando a cor da pele dele e dizendo que "é inclusão forçada". Alguns até estão expressando que o diretor "fez de propósito" para "gerar polêmica".
“Simplesmente não faz sentido. Romeu e Julieta deveriam ter lugar no Renascimento italiano dos séculos XIV e XV. É Shakespeare, isso significa que era europeu. Simplesmente não é crível.” “Se querem empoderar mulheres negras, para isso existe Hamilton.” “Por que sempre têm que estragar tudo?” “E se contarem histórias diferentes e pararem de mexer nos clássicos???”"
Felizmente, há internautas que estão tomando melhores decisões, apontando que se trata de uma reimaginação e que não há motivo para não dar uma chance a Francesca.
"Esta versão provavelmente não ocorrerá no século XIV ou XV. West Side Story é basicamente uma nova versão de Romeu e Julieta". "Aqueles que reclamam sabem que Romeu e Julieta não existem e é por isso que podem fazer o que quiserem com a aparência deles??". "Bem, Julieta é um personagem fictício, poderia ser asiática ou latina. Nada parece agradar a eles", expressaram.
ANÚNCIO
O caso é lamentável e reflete uma realidade preocupante sobre os desafios que a indústria do entretenimento enfrenta em relação à discriminação racial. Esse tipo de comportamento não é apenas inaceitável, mas também é profundamente prejudicial em muitos aspectos e, além de afetar as vítimas, contribui para criar um ambiente tóxico que pode desencorajar oportunidades para todos.
Produtores defendem Francesca
Os produtores da peça 'Romeu e Julieta' condenaram os comentários rac*stas postados online após o anúncio do elenco. Na sexta-feira, a companhia de teatro emitiu um comunicado condenando o "aluvião de abusos raciais deploráveis online direcionados a um membro de nossa companhia".
"Isto deve terminar. Estamos trabalhando com um grupo notável de artistas. Insistimos que eles são livres para criar obras sem enfrentar assédio online. Continuaremos apoiando e protegendo a todos em nossa empresa a todo custo. Qualquer abuso não será tolerado e será denunciado. A intimidação e o assédio não têm lugar online, em nossa indústria ou em nossas comunidades em geral. Nossa sala de ensaio está cheia de alegria, compaixão e bondade. Celebramos o talento extraordinário de nossos incríveis colaboradores. A comunidade de 'Romeu e Julieta' continuará ensaiando com generosidade e amor, e se concentrará na criação de nossa produção."
Amewudah-Rivers não é nenhuma novata, pois já participou com grande sucesso em produções como School Girls, O The African Mean Girls Play, assim como outras obras de Shakespeare, incluindo ‘Otelo’ e ‘Macbeth’. Interpretar Julieta ao lado de Romeo de Holand marcará sua estreia no West End. A peça será apresentada no Teatro Duke of York, em Londres, por um período limitado de 12 semanas, de 11 de maio a 3 de agosto. Atualmente, os ingressos para a peça estão esgotados.