Até agora em maio, a Netflix não só recebeu vários filmes originais com os quais se consolidou como a gigante do streaming, também adicionou muitos filmes licenciados.
Entre os filmes que chegaram à plataforma sob acordo de licença este mês, destaca-se uma produção espanhola que está causando sensação com sua história baseada em fatos reais.
Na verdade, o projeto está atualmente em primeiro lugar no top 10 de filmes de língua não inglesa mais assistidos globalmente no serviço digital, acima de ‘Lua de mel Inusitada’ e ‘City Hunter’.
Qual é o filme espanhol que está causando furor na Netflix?
Trata-se do filme ‘O Correio’, um thriller dramático e comédia negra espanhola dirigida por Daniel Calparsoro e escrita por Patxi Amezcua e Alejo Flah que chegou à Netflix em 10 de maio passado.
Com um total de 7,5 milhões de visualizações acumuladas em dois dias, o filme alcançou o primeiro lugar no ranking dos filmes não falados em inglês mais reproduzidos de 6 a 12 de maio.
Se quiser saber mais sobre este projeto cinematográfico, continue lendo para descobrir outros detalhes desta trama atraente que todos parecem estar de olho agora no serviço digital.
Sobre o que é ‘O correio’?
"Ano 2002. Espanha entra no euro. É tempo de oportunidades para os espertos. Como Iván, um rapaz de Vallecas para quem seu bairro é pequeno. Desde o seu trabalho como manobrista em um clube de golfe de luxo na capital, em breve ele dará seu primeiro grande passo: tornar-se um correio belga para uma organização internacional dedicada à lavagem de dinheiro", diz a sinopse oficial.
"Iván começará a transportar malas para Bruxelas e Genebra. Mas Iván não pode deixar de olhar para o alto. O dinheiro sujo de verdade flui na Costa del Sol. Empresários da construção, políticos corruptos, banqueiros, desportistas, a máfia chinesa... Iván quer a sua parte do bolo", continua o texto publicado pela sua produtora, Vaca Films.
"Esta é a história de um jovem que não tinha nada e ousou ter tudo. Até que tudo explodiu. Uma história de alta voltagem sobre o excesso e os delírios de grandeza, o reflexo de uma época que nunca mais voltará. Um relato no qual a vida de Iván, nosso protagonista, se entrelaça com os momentos mais emblemáticos da história recente", conclui.
Quem faz parte do elenco de ‘O Correio’?
O email é estrelado por Arón Piper no papel de Iván. O ator compartilhou o papel principal com uma de suas colegas de elenco em Elite: María Pedraza, que interpretou o papel de Leticia.
O resto do elenco do filme, coproduzido por Panache Productions, La Compagnie Cinématographique e Anga Productions, foi composto por outras talentosas estrelas, tais como:
- Luis Tosar como Escámez
- Laura Sépul como Anne Marie
- Nourdin Batan como Yannick
- José Manuel Poga como Javier Ocaña
- Luis Zahera como Comissário Roig
O que disse a crítica de ‘O Correio’?
O email recebeu principalmente críticas positivas. Oti Rodríguez Marchante, do ABC, deu-lhe três estrelas em cinco e chamou-lhe um “rápido e enérgico thriller com pano de fundo social”.
Javier Ocaña, do El País, opinou que o filme é "outro produto de aparência impecável e muita energia de Daniel Calparsoro, embora sem complexidade ou reflexão".
Jordi Batlle Caminal, do La Vanguardia, disse que a “trama e personagens apresentam uma sobrecarga de clichês, mas seu ritmo frenético e nervoso, à maneira de Scorsese, dá atratividade à narrativa, que nunca se torna entediante”.
Enquanto isso, Enid Román Almansa da Cinemanía deu três estrelas. “Conhecemos a história de Espanha e a de Iván é digna de ser vista, assim como é digno de nota esse Poga interpretando mais um desses personagens com pouca ética moral que ele sabe interpretar tão bem”, observou.
Raquel Hernández Luján da Hobby Consolas destacou que o filme “possui todos os elementos necessários para manter o público preso à cadeira: personagens carismáticos surgidos do nada, uma trilha sonora fantástica, bons valores de produção e um pano de fundo econômico e social”.
Por último, Karina Adelgaard de Heaven of Horror lhe deu três estrelas de cinco. "Embora algumas coisas sejam repetitivas, é uma visão interessante da situação financeira da Espanha de 1992 a 2010 principalmente. Sem dúvida, vale a pena assistir", concluiu.

