Entretenimento

“Falta de educação e respeito”: especialista em protocolo repreende Letizia por seu último gesto

Aconteceu durante a celebração dos 10 anos do reinado de Felipe VI e Letizia e aqui te contamos

"Una falta de educación y respeto": experta en protocolo reprueba a Letizia por su último gesto
Família Real Espanhola O rei Felipe VI e a rainha consorte Letizia junto com suas filhas Leonor e Sofia ( Carlos Alvarez /Foto: Getty Images)

Em 19 de junho é um dia que Felipe VI e Letizia de Borbón jamais esquecerão. Eles comemoravam 10 anos como Rei e Rainha consorte, uma década que significou muitos esforços: enfrentar momentos muito difíceis, rumores aqui e ali e a pressão que significou para o casal real deixar de ser os Príncipes de Astúrias para se tornarem os reis da Espanha.

ANÚNCIO

A rainha Letizia carregou um peso enorme nessa responsabilidade, onde todos os olhos estavam voltados para a mulher que roubou o coração de Felipe, plebeia, de classe média e jornalista.

De plebeia a rainha consorte

Para uma sociedade que está sob um regime monárquico, era um desafio para a agora Rainha consorte superar cada obstáculo e estar à altura do protocolo.

Letizia entrou para a família real de 2004 a 2014, recebendo o título de Princesa das Astúrias. Após o rei Juan Carlos I formalizar sua decisão de abdicar em favor de seu filho, ela teve tempo para se acostumar a ser vigiada.

Todos atentos aos seus movimentos, ainda mais quando se tratava de uma mulher comum que havia conquistado o herdeiro, relatou a revista Clara.

As primeiras horas de 19 de junho

Neste 19 de junho, que comemoravam 10 anos daquele acontecimento, a Rainha consorte teve muito destaque na festa, que foi um dia completo de eventos.

Iniciou o dia com o tão esperado cumprimento da varanda a todos os presentes, prontos para observar com atenção a solene troca da Guarda Real. A antessala antes de se dirigir para o interior do local, onde ocorreu a cerimônia de imposição de condecorações da Ordem do Mérito Civil.

ANÚNCIO

Maria José Gómez Verdú, gerente de ‘Protocolo e Etiqueta’, em declarações para Clara, falou precisamente sobre esses momentos e o comportamento da rainha Letizia.

Um dos detalhes é relacionado com sua saúde, pois a dor nos pés novamente exigiu que ele tomasse medidas excepcionais. Não apenas pela Neuroma de Morton que ele sofre, mas também pela fratura em um dos dedos da qual ele está se recuperando há mais de um mês.

Esta doença que o afetou além da roupa e o fez ter que se sentar em certas ocasiões. Gestos compreensíveis, porque seu compromisso com a instituição não entra em conflito com seguir orientações médicas.

Especialista horrorizada com a atitude de Letizia

A especialista destaca que isso não foi o que chamou tanto a atenção dos seguidores da Casa Real, porque era completamente compreensível. Foi algo que aconteceu durante o almoço com as autoridades, quando 'o gesto da discórdia' ocorreu.

Mesmo quando Felipe VI convidava os presentes na sala a brindar, chamava a atenção ver a princesa Leonor e a infanta Sofía abandonarem seus assentos e se posicionarem em um canto chave da sala para fazer um discurso surpresa.

Palavras para reconhecer o trabalho dos seus pais que exigiram o silêncio dos convidados, que não foi dado até que Letizia, cúmplice da situação, teve a coragem de bater levemente sua taça com um talher para que assim fosse.

O golpe na cristaleira foi o que Gómez considerou “uma falta de educação e respeito” em toda a regra.

A especialista disse: “Não se deve bater nos copos, que provavelmente são finos, com nenhum objeto (...). Nem mesmo as taças no momento do brinde devem ser batidas. Tudo que inclua um barulho extra em um ambiente formal está fora de contexto”, disse a especialista, que acrescentou: “ontem, ao vê-lo, eu não acreditava”.

Tags


Últimas Notícias