Entretenimento

5 filmes realistas que deve ver sobre pandemias e vírus mortais que causam o fim do mundo

A crise de 2020 deixou uma marca profunda na humanidade

La crisis de 2020 dejó una profunda huella en la humanidad. Pero hay 5 películas sobre pandemias y virus mortales que nos ilustran cómo sería el fin de todo.
A crise de 2020 deixou uma marca profunda na humanidade

É preciso ser honesto. Ao longo da história, o ser humano tem sido fascinado e aterrorizado pela possibilidade de um fim do mundo. E um dos cenários mais recorrentes nesse tipo de histórias é o de uma pandemia global provocada por um vírus mortal. Algo que antes soava como material de ficção científica, mas que desde 2020 parece tão real que todos nós o vivemos em carne própria.

ANÚNCIO

A quatro anos da tragédia, é o momento ideal para revisitar este tema sob uma perspectiva diferente: a da experiência pessoal, que nos permite compreender um pouco mais a tênue linha que separa a ficção da realidade. Inspirados em parte por este artigo da espinoff, onde fazem uma lista tão pessoal quanto extensa, decidimos fazer nossa seleção individual mais seleta.

O cinema, como espelho da sociedade, não tem sido alheio a esse tema. De fato, existem numerosos filmes que exploram as devastadoras consequências de um surto viral descontrolado, mostrando desde o caos e desespero que se apoderam da população, até o trabalho heróico de cientistas e médicos que lutam para encontrar uma cura.

Neste artigo, vamos dar uma olhada em alguns dos filmes mais realistas e perturbadores já feitos sobre pandemias e vírus mortais. São histórias que nos convidam a refletir sobre nossa própria vulnerabilidade como espécie e que, sem dúvida, vão te deixar tenso até o final.

A seguir, apresentamos alguns títulos que você não pode perder:

Os Doze Macacos

O filme foi lançado em 1995. Quem escreve estas linhas teve a oportunidade de se esgueirar na sala de cinema para vê-lo e o mundo ali retratado era fascinante, inacreditável, mas agora não parece assim, pelo contrário, parece um testemunho do que poderia ter acontecido se não tivéssemos encontrado uma vacina.

Trata-se já de um clássico da ficção científica pós-apocalíptica que nos transporta a um futuro devastado por um vírus. Onde um prisioneiro (Bruce Willis) é enviado ao passado para tentar reunir informações que possam ajudar a salvar a humanidade. Terry Gilliam é um gênio visionário e aqui ele o demonstrou mais do que nunca.

ANÚNCIO

Contágio

Na época, em março de 2020, dedicamos um artigo completo a este filme dirigido por Steven Soderbergh, que nos conta com riqueza de detalhes quase documental como seria um contágio global de um vírus mortal desencadeando uma pandemia brutal para a humanidade.

No sentido estrito, é um thriller emocionante que acompanha de perto a propagação de um vírus mortal em escala global. Com um elenco coral admirável, incluindo Matt Damon, Kate Winslet, Laurence Fishburne, Marion Cotillard e Jude Law, o filme retrata de forma crua o impacto de uma pandemia em todos os estratos da sociedade.

28 Days Later

Sim, sim, sabemos que se trata de um filme focado em um holocausto zumbi. Mas a maneira como retrata, através de meras inferências, como o fim do mundo foi desencadeado por uma onda de contágio incontrolável é perturbadora e ecoa claramente o que aconteceu em 2020.

A trama é imperdível: Após uma epidemia misteriosa, um homem acorda de um coma e se depara com uma cidade de Londres em ruínas. Ele precisa procurar por outros sobreviventes e encontrar um lugar seguro para se abrigar enquanto tenta entender o que aconteceu: o fim do mundo.

Epidemia

Este é um caso curioso. Trata-se de um filme que não fez muito barulho quando foi lançado em 1995 (o mesmo ano de 12 Monkeys), mas de alguma forma se tornou um clássico cult quando chegou às locadoras em formato VHS. Até meus pais alugaram!

Dirigida por Wolfgang Petersen e estrelada por Dustin Hoffman, Rene Russo, Morgan Freeman e Kevin Spacey, o filme nos conta como um vírus letal é acidentalmente liberado em uma pequena cidade da Califórnia.

Assim, uma equipe de cientistas e militares deve trabalhar contra o tempo para conter a propagação do vírus e salvar a população de uma pandemia mortal.

The Last of Us

Sim. Aqui também entramos em um debate controverso. Trata-se de uma série de TV que é uma adaptação de um videogame lendário. Talvez este lugar pertencesse a Children of Men. Mas honestamente não poderíamos deixar de dar seu lugar a uma das produções mais impressionantes deste gênero já criadas em toda a história.

A parte do mundo pós-apocalíptico tem sido abordada em profundidade. Até mesmo aqui no FayerWayer, chegamos ao ponto de resenhar episódio por episódio da primeira temporada. Mas algo que não tem sido discutido o suficiente é como a produção aborda os primeiros momentos da pandemia mortal.

Aqui o fim do mundo não é desencadeado por um vírus no sentido estrito, mas a forma como vemos o mundo implodir devido à onda de contágios (acompanhada por uma horda mundial de zumbis) é admirável e merece seu lugar na lista.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias