Entretenimento

Zoo São Paulo inaugura novo espaço para ararinhas-azuis com a presença do cineasta Carlos Saldanha, diretor de “Rio”

Um acordo de cooperação técnica com instituto que atua na conservação de aves do Pantanal também foi assinado no evento.

rep
Zoo São Paulo inaugura novo espaço para ararinhas-azuis com a presença do cineasta Carlos Saldanha, diretor de “Rio” (Reprodução/Divulgação)

Nesta terça-feira (12), o Zoo São Paulo inaugurou um novo espaço de 200m² para as ararinhas-azuis, espécie ameaçada de extinção. O local faz parte de um esforço de preservação e educação ambiental, com visitas gratuitas para escolas públicas.

ANÚNCIO

A reintegração da espécie ao zoológico ocorreu no ano passado, após parceria com o Governo Federal. O habitat é inspirado na Caatinga Baiana, onde o último ninho natural foi encontrado.

O evento contou com a presença do cineasta Carlos Saldanha, defensor da causa ambiental, e com a fala do CEO Kiko Buerguer, que ressalta a importância da união para enfrentar os desafios ambientais. Saldanha é conhecido por diversos trabalhos de destaque como A Era do Gelo, Rio e Rio 2.

rep
Zoo São Paulo inaugura novo espaço para ararinhas-azuis com a presença do cineasta Carlos Saldanha, diretor de “Rio” (Reprodução/Divulgação)

Parceria pela preservação: arara-azul-grande e queimadas no pantanal

O evento também marcou a assinatura de um termo de cooperação técnica com o Instituto Arara Azul, que visa ações conjuntas de conservação para a arara-azul-grande, espécie do Pantanal que sofreu os impactos das queimadas florestais deste ano. O acordo prevê o intercâmbio técnico para apoiar a fauna afetada pelos incêndios.

Leia mais:

Conheça as três espécies de araras azuis no Zoo São Paulo

O Zoo São Paulo é o único zoológico da América Latina onde os visitantes podem ver as três espécies de araras-azuis em um único local:

  • Ararinha-Azul (Cyanopsitta spixii): Espécie endêmica da Caatinga brasileira, com apenas 334 indivíduos em todo o mundo, dos quais 85 estão no Brasil. O zoológico recebe 27 ararinhas-azuis para reforçar o trabalho de preservação e futura reintrodução na natureza.
  • Arara-Azul-de-Lear (Anodorhynchus leari): Também da Caatinga, essa arara foi salva de um grave risco de extinção e atualmente conta com cerca de 2.200 indivíduos. O Zoo São Paulo foi pioneiro na reprodução dessa espécie na América Latina e colabora ativamente em programas de soltura.
  • Arara-Azul-Grande (Anodorhynchus hyacinthinus): Maior das araras, a arara-azul-grande é encontrada principalmente no Pantanal e na Amazônia. Com plumagem vibrante, essa espécie é conhecida por sua dieta baseada em palmeiras nativas, como o acuri e bocaiuva.
rep
Zoo São Paulo inaugura novo espaço para ararinhas-azuis com a presença do cineasta Carlos Saldanha, diretor de “Rio” (Reprodução/Divulgação)

Sobre o Zoo São Paulo

Fundado em 1958, o Zoo São Paulo é um dos maiores e mais antigos zoológicos do Brasil, localizado em uma área de 450 mil metros quadrados de Mata Atlântica. Com cerca de 2 mil animais de 300 espécies, o zoológico é um centro de referência em conservação, pesquisa e educação ambiental, e atua ativamente na preservação de espécies ameaçadas, como parte de seus programas de conscientização e preservação ambiental.

ANÚNCIO

Serviço | Zoo São Paulo

Funcionamento: das 9h às 17h e bilheteria até às 16h

Site: https://ingressos.zoologico.com.br/produto/lista 

Central de vendas/WhatsApp (das 9h às 18h20): 11 4934 6804

Endereço: Avenida Miguel Estefno, 4241, Água Funda – São Paulo – SP – CEP 04301-905

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias