O #CineCiência é o programa mensal do MIS (Museu da Imagem e do Som), que traz sessões de filmes com temas científicos e debates com especialistas. A edição de novembro exibe o filme “Negação” e conta com um bate-papo sobre o crescente antissemitismo no mundo de hoje, mediado por José Luiz Goldfarb, coordenador do projeto. O convidado para o debate é Marcos Guterman, diretor de opinião do jornal O Estado de S. Paulo.
Sobre o filme
“Negação” (dir. Mick Jackson, 2016, EUA, 110 min) é baseado em fatos reais e segue Deborah E. Lipstadt (Rachel Weisz), historiadora que enfrenta um processo de difamação movido por David Irving (Timothy Spall), um negacionista do Holocausto. No tribunal, ela precisa provar a veracidade de suas acusações sobre Irving, desafiando a ideia de que a morte de milhões de judeus na Segunda Guerra Mundial foi uma invenção.
Leia mais:
- Anitta, Lady Gaga, Alok e mais; confira headliners do Coachella de 2025 nos EUA
- Bruna Marquezine revela ter lidado com “síndrome da impostora” durante gravações da série +18 “Amor da Minha Vida”
- “Nunca perdi pra uma cena”, diz Bruna Marquezine sobre protagonismo em série +18 ‘Amor da Minha Vida’
Sobre o convidado
Marcos Guterman é doutor em História Social pela USP e jornalista desde 1989. Trabalhou na Folha de S. Paulo e atualmente é editorialista do O Estado de S. Paulo. Ele é especialista em regimes totalitários, com foco no nazismo e no regime militar brasileiro, e autor dos livros “Nazistas entre nós” e “Memória e Holocausto”, entre outros.
Sobre o mediador
José Luiz Goldfarb, coordenador do CineCiência, é professor da PUC-SP e especialista em História da Ciência. Ele também coordena a Cátedra de Cultura Judaica na PUC-SP e é diretor da EDUC.
O CineCiência é uma realização do Ministério da Cultura e do Governo do Estado de São Paulo, com apoio de várias empresas e instituições.
Serviço | #CineCiência – “Negação”
Data: 204.11, às 16h
Local: Auditório LABMIS
Avenida Europa, 158 - Jd. Europa - São Paulo
Ingresso: gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria física do MIS)
Classificação: 12 anos