Esporte

Relembre 12 momentos marcantes de Tite no Corinthians

O desejo da grande maioria da torcida corintiana foi realizado: Tite voltou. Um dos técnicos mais vitoriosos da história do Timão retorna ao clube após uma temporada. A apresentação oficial acontece às 12h desta terça-feira, dia em que o Corinthians completa dois anos do bicampeonato mundial. O Portal da Band faz a cobertura completa da coletiva.

ANÚNCIO

Para aproveitar o otimismo alvinegro e a data comemorativa, relembramos 12 momentos marcantes de Tite à frente do Timão.

30/5/2004 – São Paulo 1×1 Corinthians – 8ª rodada do Brasileirão

A situação não era nada boa. O Corinthians, que quase caiu no Paulistão, acabara de sofrer uma goleada por 5 a 0 contra o Atlético-PR. Era a segunda em apenas sete rodadas do Brasileirão, já que o Timão perder por 4 a 0 do Palmeiras no Morumbi. A 17ª colocação e os resultados humilhantes culminaram na queda de Oswaldo de Oliveira.

Quem assumiu foi um técnico gaúcho conhecido pelo bom trabalho que fez no Grêmio, marcado pela conquista da Copa do Brasil de 2001, justamente sobre o Timão. Tite enfrentou uma fogueira logo na estreia: o clássico contra o São Paulo, que tinha a mesma pontuação do líder do Brasileiro. Fora de casa, o treinador conseguiu fazer o time arrancar um empate por 1 a 1, mesmo saindo atrás do placar.

19/12/2004 – Corinthians 5×2 Figueirense – 46ª rodada do Brasileirão

Mesmo com uma equipe repleta de reservas, o Timão goleou o Figueirense por 5 a 2 no Brasileirão, o resultado mais elástico da equipe no torneio. O jogo não valia nada, mas consolidou o bom trabalho de Tite, que retirou o Corinthians da luta contra o descenso e fez a equipe terminar na quinta posição do Brasileirão. No entanto, no ano seguinte, a chegada da MSI marcou o fim do ciclo do técnico pelo Timão.

ANÚNCIO

24/10/2010 – Corinthians 1×0 Palmeiras – 31ª rodada do Brasileirão

A segunda passagem de Tite pelo Timão também começou em um clássico. A vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, gol de Bruno César, marcou a reestreia do treinador, que assumiu o time após trabalho desastroso de Adilson Batista (o sucessor de Mano Menezes, que havia deixado o Timão para ir à Seleção). Sob a batuta do comandante, o Alvinegro terminou o Brasileirão na terceira posição.

2/2/2011 – Tolima 2×0 Corinthians – Jogo de volta da pré-Libertadores

A derrota inédita na pré-Libertadores, que resultou na eliminação prematura no torneio, foi um baque para o Timão. Ronaldo se aposentou, Roberto Carlos deixou o time, mas o então presidente Andrés Sanchez bancou a permanência de Tite. O tempo mostrou que a decisão foi mais que correta.

Divulgação

1/5/2011 – Corinthians (6)1×1(5) Palmeiras – Semifinal do Paulistão

É o famoso jogo em que Tite, na beira do campo, virou para Felipão e disse: “fala muito!”. Embora o bordão tenha sido o que ficou na memória popular, naquela partida o Timão conseguiu bater o Palmeiras nos pênaltis após segurar um empate com um jogador a menos desde os 22 minutos do primeiro tempo. O triunfo foi fundamental para Tite ganhar moral no Timão.

26/5/2011 – Corinthians 5×0 São Paulo – 6ª rodada do Brasileirão

São Paulo, líder do Brasileirão, 100% de aproveitamento após cinco partidas. Resultado do clássico no Pacaembu: 5 a 0 para o Timão, com direito a três gols de Liedson. Foi aí que o Corinthians, que vinha de três triunfos e dois empates, mostrou realmente que a má fase do início do ano havia passado e que era candidato ao título. Tite montou um time encardido, que disparou no início do campeonato e conseguiu administrar a vantagem até a última rodada, quando sacramentou a conquista com um empate sem gols contra o Palmeiras. O Brasileirão foi o primeiro troféu de Tite pelo Timão.

23/5/2012 – Corinthians 1×0 Vasco – Jogo de volta das quartas de final da Libertadores

Quando Cássio fez aquela defesa espetacular no chute de Diego Souza e Paulinho marcou o gol da classificação aos 42 do segundo tempo, Tite era apenas mais um louco nas arquibancadas do Pacaembu. O técnico havia sido expulso aos 11 da etapa complementar e acompanhou a emocionante classificação do Corinthians à semifinal da Libertadores com a fiel torcida.

4/7/2012 – Corinthians 2×0 Boca Juniors – Jogo de volta da final da Libertadores

Os dois gols de Emerson Sheik sobre o Boca Juniors no Pacaembu imortalizaram Tite como o técnico que conseguiu levar o Corinthians à conquista mais cobiçada pela torcida em sua história. O treinador fez o Timão deixar de ser o único grande paulista sem a principal taça do continente.

16/12/2012 – Corinthians 1×0 Chelsea – Final do Mundial de Clubes

Há exatamente dois anos, o Corinthians mostrou ao mundo uma equipe com a cara de seu treinador: organizada, aplicada, sem vaidades e vencedora. Os milagres de Cássio e a estrela de Guerrero fizeram o time superar o Chelsea no Japão e conquistar o Mundial de Clubes pela segunda vez. Em pouco mais de dois anos, Tite levou o Alvinegro às três taças mais difíceis que um clube brasileiro pode levantar.19/5/2013 – Santos 1×1 Corinthians – Jogo de volta da final do Paulistão

O 27º Paulistão do Corinthians foi o primeiro da carreira de Tite. Assim como na Libertadores do ano anterior, o Santos de Neymar não conseguiu superar o alvinegro da capital paulista.

17/7/2013 – Corinthians 2×1 São Paulo – Jogo de volta da final da Recopa

O último título de Tite pelo Corinthians (até agora) aconteceu justamente contra a equipe que enfrentou em sua estreia como técnico do clube. Na final da Recopa Sul-Americana, o alvinegro simplesmente não tomou conhecimento do São Paulo, com vitórias nas duas partidas – 2 a 0 na ida e 2 a 1 na volta.

25/9/2013 – Corinthians 0x0 Grêmio – Jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil

O placar não foi marcante, assim como a campanha do time, que foi eliminado da Copa do Brasil pelo próprio Grêmio no duelo seguinte. No entanto, o confronto do Pacaembu foi a 256ª de Tite à frente do Corinthians, o que fez dele o segundo técnico com mais jogos na história do clube, ultrapassando Rato. Atualmente, o gaúcho contabiliza um total de 272 partidas no comando do clube. Oswaldo Brandão, com 439, que se cuide.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias