De volta ao mesmo lugar onde sofreu um grave acidente em 2013, Maya Gabeira pode ter surfado a maior onda da história. O feito aconteceu na última quinta-feira, dia 18, no povoado de Nazaré, em Portugal.
ANÚNCIO
A brasileira desceu em um swell estimado em 24 metros (80 pés) e gora espera entrar para o «Guinness Book» pela maior onda já surfada por uma mulher. Maya espera agora pela medição da World Surf League para homologar a marca.
«Foi uma sensação incrível, porque a onda que eu peguei em novembro eu não consegui completar, então sofri um p**a caldo. Fiz vários ajustes, troquei de prancha e criei esse desafio de completar essa onda gigante», disse Maya, ao GloboEsporte.com.
A atleta carioca contou a ajuda do surfista franco-brasileiro Eric Ribeiro para completar a perigosa onda. «Quando saí do canal, fui buscada pelo Eric (Ribiere) e nem ele acreditou que eu fiz a onda. Foi bem legal e super emocionante, mesmo porque tinham várias pessoas que eu admiro na água. A comemoração foi grande».
A quinta-feira, aliás, foi propícia para quebra de recordes: o português Hugo Vau teria surfado uma onda de 35 metros, superando a marca anterior do norte-americano Garrett McNamara, que desceu em uma onda de 23.8 metros, em 2011, na mesma Nazaré. Ele também aguarda a homologação do feito.
Saudades de casa
ANÚNCIO
Moradora da região nesta época do ano, exatamente por conta das ondas gigantes, Maya deixou claro que sente saudades de casa no Instagram: