Estilo de Vida

Planejar não é fácil, mas é possível; veja alguns caminhos

O plano para 2015 é guardar dinheiro e comprar a sonhada casa ou finalmente trocar o carro? Saiba que não está sozinho nessa promessa. O assunto realmente é de arrancar os cabelos, e merece muito cuidado e atenção. E como o assunto é sério, ouvimos dois especialistas. Para Amerson Magalhães, diretor da Easynvest, um dos mecanismos para realizar os sonhos de consumo em 2015 é começar o ano novo no azul.

ANÚNCIO

O executivo recomenda fugir das compras excessivas. “Aproveite o novo ano para reorganizar a sua vida financeira. Pague as dívidas contraídas no ano que passou e reserve uma parte para a quitação de despesas previstas para os meses de janeiro e fevereiro, como IPVA, IPTU, matrícula e materiais escolares.

Mas o ideal é poupar ao menos uma parte deste dinheiro, com um horizonte de médio ou de longo prazo. Mas para investir é importante conhecer os produtos, prazos e, sobretudo o seu perfil e apetite aos riscos. “Existem excelentes opções como o Tesouro Direto, ETF, LCI, LCA e ações de empresas com boa governança corporativa.”

Se você for do tipo que não consegue guardar dinheiro, a saída é começar e pronto, orienta a jornalista Patricia Lage, autora do livro “Bolsa Blindada”(editora Thomas Nelson).  “É melhor comprar uma cota de consórcio de imóvel ou veículo do que torrar o dinheiro em outras coisas”. Segundo ela, além de não ter juros, a pessoa terá a obrigação de pagar uma parcela mensal.

Cuidado com os gastos arbitrários, que são os vilões do orçamento. “É em despesas com restaurante, salão de beleza, um presentinho aqui, outro ali é que escapa boa parte do dinheiro”.

Para quem já tem um montante que atinja 10% ou 20% do valor do imóvel que deseja, um caminho é o financiamento habitacional, pois sendo aprovado o crédito, já poderá  mudar-se para o imóvel e trocará o aluguel pela parcela do  financiamento. “Muitas vezes o objetivo está mais perto do que as pessoas imaginam, basta ter foco, organização e disciplina e buscar sempre por informações na área de finanças.”

Viajar é preciso!

ANÚNCIO

Realizar o sonho de fazer uma viagem internacional requer planejamento mas é uma experiência inesquecível. Para evitar qualquer frustração, as gerentes de produtos da Central de Intercâmbios, Luiza Vianna e Paula Romero, dão algumas dicas para quem deseja viajar para o exterior no próximo ano.

Defina qual acomodação combina mais com o seu estilo. Hotel, albergue ou ‘couchsurfing’ (uma comunidade virtual em que pessoas que vivem no país recebem os viajantes sem cobrar nada pela acomodação) são algumas opções que variam de valor de acordo com o conforto e o estilo.

Quanto maior a antecedência, melhor. Quem começa a programar a viagem seis meses ou um ano antes consegue tarifas aéreas mais baratas, condições especiais para pagamento do programa e tempo suficiente para conseguir o visto, quando necessário.

Se programar financeiramente. Viajar está ao alcance de pessoas de todas as classes sociais, mas para isso é preciso se planejar e prever todos os gastos que você terá com a viagem.

Pesquise o máximo sobre o país e a cidade que pretende ir. Conheça o clima, a temperatura média no período do ano que você estará lá e um pouco da cultura é fundamental para não se decepcionar quando chegar no lugar.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias