Em 2014, ao incentivar a capacitação de crianças por meio de diversas atividades, como a produção de uma rádio comunitária, o projeto Escola de Comunicação da Meninada do Sertão, da Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri, de Nova Olinda (CE), ganhou R$ 10.500 ao conquistar o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Projetos com Participação Infantil em 2014, promovido pelo Cecip (Centro de Criação de Imagem Popular).
ANÚNCIO
Segundo Alemberg Quindis, presidente da Fundação Casa Grande, o projeto começou a partir da criação de um memorial que relembrava a história do povo Kariri. Com esta iniciativa ele percebeu um enorme interesse do jovens pelo assunto. (veja vídeo no final deste texto)
«Ao montarmos o museu, as crianças da cidade vieram até o local e mostraram interesse. Com isso, começamos a detectar entre eles algumas preferências. Tinha um, por exemplo, que gostava de explicar os quadros. Para ele, demos o cargo de ‘diretor de pesquisa’ e assim foi», explica Quindis, sobre o projeto que dá voz e capacita crianças de até 12 anos.
Veja também:
Especialista explica como o carisma pode trazer benefícios
Veja dicas do que considerar na hora de escolher uma boa universidade
Neste ano, a iniciativa abre sua segunda edição, que busca influenciar políticas públicas na área da primeira infância no Brasil. Podem participar instituições públicas e privadas que apresentem projetos em que crianças tenham uma participação efetiva.
No prêmio, o Cecip tem o apoio do Instituto C&A de Desenvolvimento Social e da Fundação Bernard Van Leer.
ANÚNCIO
As inscrições devem ser feitas no site, clicando aqui.
Projeto Escola de Comunicação da Meninada do Sertão foi o vencedor em 2014: