Cuidadores de Jonathan, a tartaruga gigante mais velha do mundo, descobriram que sua companheira Frederica é, na verdade, macho.
A descoberta aconteceu após Frederica precisar ser atendida por um veterinário, em decorrência de um machucado no casco. Até então, os cuidadores se preocupavam pelo fato de, após 26 anos juntas, as tartarugas não terem tido filhotes.
Leia mais:
Espécie de tartaruga extinta há 150 anos é recuperada em Galápagos
Tartaruga que engoliu quase mil moedas morre na Tailândia
As duas tartarugas vivem juntas em Santa Helena, uma ilha localizada a dois quilômetros da costa sudoeste da África. Jonathan, de 186 anos, e Frederica, de cerca de 150 anos, estão juntos desde 1991. Segundo os cuidadores, as tartarugas ficavam frequentemente juntas, comendo, dormindo ou acasalando.
Durante todo o tempo em que Frederica precisou de atendimento veterinário, Jonathan se manteve por perto, sendo que seu comportamento chegou a ser mencionado em um comunidade da ilha Santa Helena.
Segundo nota oficial, «Jonathan veio vê-la e não saiu do lado dela durante todo o tratamento da companheira».
De acordo com «Huffington Post» da Austrália, Jonathan chegou à ilha em 1882. Os cuidadores o apresentaram à Frederica, que era difícil de lidar e ficava facilmente irritada. No entanto, após ter a companhia da tartaruga mais velha do mundo, Frederica passou a ter um comportamento diferente e as duas tartarugas se deram muito bem juntas.