As pessoas só costumam se preocupar com ele quando os exames vêm alterados e a dieta precisa mudar. Mesmo que a substância seja necessária para o bom funcionamento do corpo humano, o excesso pode causar sérias doenças cardiovasculares.
ANÚNCIO
O que é o colesterol?
“É uma substância parecida com gordura que se encontra em todas as células do corpo e necessária para produzir hormônios, vitamina D e substâncias que ajudam na digestão”, explica o portal medico Medline Plus.
Existem dois tipos:
Colesterol bom (HDL): Transporta a substância de outras aprtes do corpo até o fígado, órgão que posteriormente elimina substância do corpo.
Colesterol ruim (LDL): Em níveis altos, acumula nas artérias.
LEIA TAMBÉM: Acredite na força do verde! Duas bebidas detox que ajudam a controlar o colesterol
O principal causador de problemas com colesterol é levar hábitos não muitos saudáveis à mesa. Comer muitos alimentos fritos, gorduras saturadas e produtos lácteos também podem aumentar os níveis. Deixar de fazer atividades físicas e hábitos como fumar pode contribuir.
Pessoas com altos níveis de colesterol no sangue não apresentam sintomas, de acordo com o laboratório LGS Analisis, mas alguns sinais podem indicar que há algo de errado com a sua saúde:
ANÚNCIO
- Indigestão
- Dor no peito e na cabeça
- Muita agitação ao exercitar-se
- Boca pastosa, seca e mal hálito
- Perda de equilibrio
Em casos extremos, o paciente se dá conta dos níveis altos quando sofre um ataque de coração ou um acidente vascular cerebral (AVC). O melhor é fazer um exame de sangue periodicamente para checar.
O que comer para diminuir o colesterol no sangue?
Leguminosas:feijões, soja, lentilha, são algumas das indicações.
A fibra solúvel desses grãos facilita a expulsa-lo por meio das fezes. Meia xícara por dia já é o necessário para sentir algumas mudanças, indica o portal Saber Vivirk da TVE.
Aveia: este cereal contém betaglucano, outra fibra solúvel em água que ajuda a diminuir os níveis de LDL.
Chá verde: o antioxidante presente nesta erva, a epigalocatequina ou EGCG, ajuda a reduzir consideravelmente os níveis no sangue.