Um novo estudo revela que mulheres que tiveram infecção urinária têm três vezes mais chances de sofrer um derrame isquêmico nos 30 dias seguintes.
Este tipo de derrame é causado por coágulos formados na corrente sanguínea que podem interromper o fluxo de sangue em alguns vasos.
Apesar de revelar uma ligação estatística com a infecção urinária, a pesquisa não é capaz de dizer que os coágulos são formados diretamente por causa dela.
Outros tipos de infecções, como septicemia, abdominal e cutânea, também apresentaram aumentar a probabilidade de derrames.
Como isso ocorre?
Os cientistas teorizam que talvez isso ocorra porque elas podem causar inflamação nas artérias e facilitar o surgimento de coágulos.
Segundo o sítio estrangeiro Daily Mail, a equipe avaliou mais de 190mil casos de derrames nos estado de Nova York desde 2006 até 2013.
“Os médicos precisam ficar a tentos e ter em mente que infecções podem ser o gatilho para um derrame isquêmico”, diz o pesquisador –chefe, Dr. Mandip Dhamoon.
“Nossos estudos demonstram que precisamos investigar melhor por que os derrames e infecções estão ligados para que assim possamos saber como preveni-los”, diz Dhamoon.