O vinagre de maçã é um dos ingredientes que mais ganhou popularidade nos últimos anos por conta de ótimos efeitos que proporcionam a perda de peso e melhoras no sistema gastrointestinal.
No entanto, como qualquer ingrediente milagroso algumas medidas devem ser tomadas para que ele não forneça mais medidas negativas que positivas.
Pode causar problemas estomacais graves
O vinagre é um ácido e algumas pessoas não o toleram bem. É melhor evita-lo se você tem colite ulcerosa, uma inflamação do trato digestivo, ou simplesmente é propenso a dores de estômago, assegura Leslie Bonci, gastroenterologista e, entrevista ao sítio Nueva Mujer.
Pode alterar a evacuação
A bebida contém pectina, que é abundante em maçãs. Esta fibra nutricional atua como um gel natural, diz a nutricionista Eliza Savage.
A pectina ajuda a formar o bolo fecal, promove o crescimento de baterias boas no intestino e diminui a inflamação. Entretanto, quando consumido em alta quantidade pode causar desconfortos e até diarreia.
Pode comprometer os rins
“Alguns estudos científicos demonstram que se você tem algum tipo de debilidade nos rins não é recomendado consumir nada que seja muito ácido”, afirma a nutricionista Amanda Baker Lemein.
Ele deve ser sempre consumido diluído. Mexa uma a duas colheres de sopa a 200ml de água, sugerem as especialistas.
Pode danificar o sistema imunológico
A evidência sugere que os probióticos no intestino ajudam a construir um sistema imune forte, mas com o vinagre inibe as propriedades probióticas.
Bonci diz que mesmo que os alimentos fermentados possam ajudar a aumentar as bactérias boas no intestino, o vinagre esgota as propriedades necessárias para estimular o sistema imunológico.