Já que as famílias estão todas em casa, por que não fazer da hora do lanche uma atividade divertida? Envolver as crianças no preparo das comidas é uma forma de entretê-las e assim fazer com que se interessem mais em provar aquilo que prepararam. Também é uma boa oportunidade de ensinar aos pequenos sobre a importância de uma alimentação saudável e apresentar a eles novos alimentos.
ANÚNCIO
Para a nutricionista Nágyla El Kadre, o fato de estarmos em casa na quarentena não quer dizer que devemos consumir apenas alimentos industrializados e altamente calóricos. “É preciso incentivar as crianças a consumirem alimentos de qualidade nutricional”, diz ela.
Leia também – Como fazer seu filho se alimentar bem durante a quarentena
A seguir, duas sugestões de lanches saudáveis para as crianças durante a quarentena.
Espetinho de frutas
Esta é uma opção colorida e atrativa para as crianças, além de ser rica em vitaminas, minerais e fibras. É possível usar um cortador para deixar os pedaços de frutas mais divertidos, por exemplo, em formatos de estrela, de coração, de flor ou do que a imaginação da criança mandar. É só cortar as frutas e colocá-las no espeto, alternando-as.
“Sempre aconselho a consumir as frutas com as cascas para aproveitar ao máximo os nutrientes”, declara Nágyla. Sobre crianças que se recusam a comer frutas, ela sugere que os pais insistam mais de uma vez, visto que o suco, mesmo natural, perde nutrientes e não permite mastigar as fibras, o que ajuda na digestão. “Tente incentivar seu filho a consumir frutas nesse tipo de preparação [espetinho] e não desista na primeira vez que ele recusar. Se nem assim ele gostar de nenhuma opção de fruta, opte pelo suco”, orienta.
ANÚNCIO
Sugestões de fruta para o espetinho: morango, kiwi, abacaxi, banana, uva (sem sementes).
Leia também – Alimentação balanceada pode fortalecer o sistema imunológico contra o coronavírus?
Rolinho de pão de forma (integral ou tradicional)
O rolinho de pão de forma é uma opção fácil, versátil e gostosa. É só passar o rolo de macarrão para achatar bem o pão, rechear e enrolar, envolvendo o recheio com a fatia e formando um rolinho bem apertado. Os ingredientes do recheio podem variar de acordo com a sua preferência. Nágyla recomenda caprichar nos mais saudáveis: cenoura ou beterraba ralada, alface, tomate, rúcula, salsinha e mais algum tipo de proteína como atum, frango ou queijo fresco.
“Preferivelmente sem maionese ou ketchup, por serem alimentos industrializados cheios de aditivos. Em relação aos pães, recomenda-se o integral por ser mais rico em fibras, mas o pão tradicional pode ser uma opção também”, afirma ela. A nutricionista também sugere uma alternativa ao rolinho: fazer o sanduíche convencional usando fatias de pão em formatos diferentes, de coração, de lua, de boneco, etc. É só cortar duas fatias com um cortador do formato desejado e depois colocar o recheio entre elas.
Veja aqui como preparar picolé transparente de frutas, além de conferir uma dica especial da nutricionista para crianças que se recusam a comer legumes.
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a newsletter da Canguru News. É grátis!