A anemia com deficiência de vitamina B12 é uma baixa contagem de glóbulos vermelhos devido à falta da vitamina, de acordo com o portal MedlinePlus.
Ou seja, o corpo precisa de B12 para produzir glóbulos vermelhos. A fim de fornecer vitamina B12 para suas células. Isso é conseguido com o consumo de alimentos como carne, frutos do mar, ovos, cereais e laticínios.
A dieta vegana/vegetariana
A falta de vitamina B12 é muito comum em pessoas veganas e vegetarianas. Os sintomas da deficiência dessa vitamina são principalmente:
- cansaço
- perda de apetite
- queda de cabelo
- queda de unhas
- pele pálida
Na verdade, dois subgrupos de veganos estão expostos a um risco particular de deficiência de B12.
Um deles são os veganos de longo prazo que evitam o uso habitual de alimentos enriquecidos (como crudívoros veganos ou veganos macrobióticos).
Outra, a de bebês amamentados por mães veganas cuja própria ingestão de B12 é baixa. Portanto, essa vitamina não é recomendada para mulheres grávidas ou lactaminais.
Felizmente, existem suplementos de vitamina B12.
A vitamina B12
Segundo o portal Bueno y Vegano, é necessária em quantidades menores do que qualquer outra vitamina conhecida devido a todos os seus componentes.
Eles também afirmam que tomar um suplemento B12 contendo 10 mcgs ou mais por dia fornece uma quantidade absorvida semelhante ao consumo de 1 mcg três vezes ao longo do dia.
Eles recomendam ingerir 2000 mcgs de B12 uma vez por semana.
A suplementação
Qualquer suplemento de pílula B12 deve ser mastigado ou deixá-lo dissolver na boca para melhorar sua absorção. Além disso, os comprimidos devem ser armazenados em um recipiente opaco.
Como em qualquer outro suplemento, é prudente não ingerir mais do que o necessário.