Quantas vezes você errou na hora de replantar aquela plantinha que comprou ou que cresceu demais? A hora de trocar de vaso sempre gera dúvidas, porque há muitos tipos de vasos no mercado e também porque o estilo de cada vaso precisa estar em consonância com a sua decoração.
ANÚNCIO
‘Não é uma receita de bolo. O vaso vai de acordo com a planta e vice versa’, afirma o paisagista Lucas Teixeira, em entrevista à revista Casa&Jardim. Um dos fatores que determinam a saúde e o desenvolvimento de uma planta é o tamanho do vaso, porque ele delimita até onde a planta vai crescer.
Pequeno ou grande
Vasos pequenos ou médios são indicados para plantas menores. Uma dica é observar o tamanho da copa da planta, pois a raiz ocupa a mesma área. Recipientes com capacidade de 1 a 6 L são suficientes para plantas como manjericão, cebolinha, hortelã, amor-perfeito, azaléias, begônias, calêndulas, etc.
Material
Verifique as principais as necessidades hídricas da espécie: muita ou pouca água?; a água precisa evaporar, ficar no solo ou escoar? Pesquise também sobre as principais características da planta que será plantada, como o tamanho, comprimento do caule e da raiz, e a necessidade de água por dia. Plantas que ficam em ambientes externos precisam de vasos resistentes ao sol, à chuva e ao vento. Por isso os materiais mais indicados são cimento, madeira e barro.
Para as plantas em ambientes internos, os vasos de plástico, metal, vidro e cerâmica são os mais indicados.
ANÚNCIO
Com furos, sem furos ou autoirrigável
Os furos no fundo de vasos de plantas servem para que parte da água colocada nelas via irrigação infiltre e possa sair do vaso. Isso é muito importante porque as raízes das plantas podem apodrecer em caso de excesso de água.
Em vasos sem furos de drenagem, não há lugar para o excesso de água, por isso é super importante regar com moderação e apenas um pouco de cada vez. Assegure-se de que você apenas dê à sua planta um pouco de água de cada vez, espere, verifique o solo e acrescente mais, se necessário.
Os vasos autoirrigáveis são perfeitos para quem não quer se preocupar com as regas diárias, já que seu sistema de irrigação por capilaridade confere a estes vasos uma autonomia, garantindo um crescimento saudável das plantas.