Um novo golpe no WhatsApp utiliza uma pesquisa falsa do SUS (Sistema Único de Saúde) para clonar a conta do app de mensagens.
ANÚNCIO
A fraude tem se popularizado rapidamente, principalmente por conta do avanço da pandemia em virtude do novo coronavírus (Covid-19).
Em uma postagem no Twitter, uma usuária relatou a fraude. “Acabo de receber ligação como se fosse do Min. da Saúde querendo fazer pesquisa sobre Covid. Mas eu estava alerta de que poderia ser golpe”.
“Com tom educado, o golpista fez 4 perguntas sobre meu contato com a Covid e, no final, pediu que eu informasse um número enviado pelo SMS”, detalhou.
No entanto, quem envia a informação, entrega também a chave para que o golpista entre e passe a controlar sua conta do app de mensagens.
Quando os criminosos clonam uma conta, elas podem usar a lista de contatos original da pessoa para aplicar os mais variados golpes, incluindo pedir empréstimos bancários.
ANÚNCIO
- CONFIRA MAIS:
- App começa a habilitar novo recurso para os usuários: ‘mensagens temporárias’
- Atualização para Android libera novo pacote de stickers para os usuários
- Em atualização para Android, aplicativo de mensagens libera nova ferramenta de gerenciamento
- Em meio à polêmica sobre privacidade, app manda ‘mensagem direta’ para aplicativos rivais
Mais segurança no app WhatsApp
A verificação em duas etapas do aplicativo de mensagens WhatsApp é um recurso opcional para adicionar ainda mais segurança à sua conta.
Ao ativar o processo, qualquer tentativa de verificação do seu número de telefone no app terá de ser acompanhada por um PIN de seis dígitos criado por você através deste recurso.
Para ativar a verificação em duas etapas facilmente, abra o WhatsApp > Configurações > Conta > Verificação em duas etapas > Ativar.
Texto com informações do blog do WhatsApp
LEIA TAMBÉM: