A sonda Perseverance Mars Rover da Agência Espacial Americana (NASA) capturou áudio e vídeo de um voo impressionante do Ingenuity Mars Helicopter no planeta Marte. Os detalhes foram revelados pela instituição recentemente.
Como revelado, por meio do site oficial, os sons dos rotores do helicóptero adicionam outra nova dimensão ao projeto histórico. Com isso, pela primeira vez, uma espaçonave em outro planeta gravou os sons de uma espaçonave separada.
O Perseverance Mars usou um de seus dois microfones para ouvir o helicóptero Ingenuity voar pela quarta vez em 30 de abril de 2021.
- CONFIRA MAIS:
- Sonda espacial revela mistério por trás de grande fenômeno do planeta Júpiter
- Imagens sensíveis: vídeo impressionante registra momento em que 4 pessoas são atingidas por um raio na Índia
- O maior de 2021: Agência Espacial emite alerta sobre gigante asteroide ‘2001 FO32’ que passará próximo à Terra
- Alerta sobre asteroide gigante que passará próximo à Terra no mês de maio
- Agência transforma informações captadas no espaço em áudio e resultado ‘macabro’ é impressionante
- Descobertas as primeiras radiografias do planeta distante Urano por meio de observatório da NASA
“Um novo vídeo combina imagens do helicóptero movido a energia solar feitas pelo imager Mastcam-Z da Perseverance com áudio de um microfone pertencente ao instrumento laser SuperCam do rover”, informou na postagem.
Nova dimensão ao projeto histórico em Marte
Como revelado pela NASA, o laser atinge rochas à distância, estudando seu vapor com um espectrômetro para revelar sua composição química.
O microfone do instrumento registra os sons dos golpes de laser, que fornecem informações sobre as propriedades físicas dos alvos, como sua dureza relativa. O microfone também pode gravar ruído ambiente, como o vento marciano.
Com o Perseverance estacionado a 262 pés (80 metros) do local de decolagem e pouso do helicóptero, a missão do rover não tinha certeza se o microfone captaria algum som do voo.
Mesmo durante o voo, quando as hélices do helicóptero giram a 2.537 rpm, o som é bastante abafado pela fina atmosfera marciana.
É ainda mais obscurecido por rajadas de vento marcianas durante os momentos iniciais do voo.
Arquivo melhorado pelos cientistas – mais fácil de ouvir
Como revelado pela NASA, os cientistas tornaram o áudio, que é gravado em mono, mais fácil de ouvir, isolando o som da pá do helicóptero de 84 hertz, reduzindo as frequências abaixo de 80 hertz e acima de 90 hertz, e aumentando o volume do sinal restante.
Algumas frequências foram cortadas para realçar o zumbido do helicóptero, que é mais alto quando o helicóptero passa pelo campo de visão da câmera.
- VEJA AINDA:
- Agência Espacial enviará robô móvel ao polo sul da Lua para identificar concentração de gelo
- Telescópio Hubble capta ‘imagem macabra’ no espaço
- Com super tecnologia, microfone especial da Agência Espacial detecta turbulência a centenas de quilômetros de distância
- Começa a montagem final de nave espacial que vai monitorar asteroide Psyche
- Helicóptero Ingenuity voa pela primeira vez em Marte; primeira aeronave da história
- Sonda OSIRIS-REx da NASA deixa sua marca no asteroide Bennu; potencialmente perigoso
Como revelado pela NASA, o SuperCam é liderado pelo Laboratório Nacional de Los Alamos no Novo México, onde a unidade do corpo do instrumento foi desenvolvida.
Ainda de acordo com as informações, essa parte do instrumento inclui vários espectrômetros, eletrônicos de controle e software. Confira o vídeo divulgado no YouTube:
Texto com informações da NASA
LEIA TAMBÉM: