Uma nova missão está em andamento para restaurar o computador de carga útil no telescópio espacial Hubble da Agência Especial Americana no espaço.
ANÚNCIO
Como revelado pela NASA, por meio de comunicado, a instituição está trabalhando para resolver um problema com o computador de carga útil. O computador parou no domingo, 13 de junho, pouco depois das 16h (horário de Brasília).
Depois de analisar os dados, a equipe de operações do Hubble está investigando se um módulo de memória em degradação fez com que o computador parasse.
A equipe está se preparando para mudar para um dos vários módulos de backup nesta semana, o que já estaria em processo de realização.
Como revelado pela NASA, o computador poderá funcionar por aproximadamente um dia para verificar se o problema foi resolvido. A equipe então reiniciaria todos os instrumentos científicos e retornaria o telescópio às operações científicas normais. Veja:
Importante equipamento espacial parou de funcionar na semana passada
O objetivo do computador de carga útil é controlar e coordenar os instrumentos científicos a bordo da espaçonave.
Depois que a parada ocorreu no domingo, o computador principal parou de receber um sinal de “keep-alive”, que é um aperto de mão padrão entre a carga e os computadores das espaçonaves principais para indicar que está tudo bem.
ANÚNCIO
Como informado, por meio de comunicado, o computador principal então colocou automaticamente todos os instrumentos científicos em uma configuração de modo de segurança.
A equipe do centro de controle do Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland, reiniciou o computador de carga útil na segunda-feira, 14 de junho, mas logo apresentou o mesmo problema.
Como revelado pela NASA, o computador de carga útil é um sistema NASA Standard Spacecraft Computer-1 (NSSC-1) construído na década de 1980.
- CONFIRA MAIS:
- Sonda espacial revela mistério por trás de grande fenômeno do planeta Júpiter
- Imagens sensíveis: vídeo impressionante registra momento em que 4 pessoas são atingidas por um raio na Índia
- O maior de 2021: Agência Espacial emite alerta sobre gigante asteroide ‘2001 FO32’ que passará próximo à Terra
- Alerta sobre asteroide gigante que passará próximo à Terra no mês de maio
- Agência transforma informações captadas no espaço em áudio e resultado ‘macabro’ é impressionante
- Descobertas as primeiras radiografias do planeta distante Urano por meio de observatório da NASA
Ele faz parte do módulo Science Instrument Command and Data Handling, que foi substituído durante a última missão de manutenção do astronauta em 2009.
Como detalhado, o módulo tem vários níveis de redundância que podem ser ligados para servir como o sistema primário quando necessário.
Telescópio Hubble da Agência Espacial Americana
Ainda de acordo com as informações, o Telescópio Espacial Hubble da NASA foi implantado em 25 de abril de 1990 a partir do ônibus espacial Discovery.
- VEJA AINDA:
- Agência Espacial enviará robô móvel ao polo sul da Lua para identificar concentração de gelo
- Telescópio Hubble capta ‘imagem macabra’ no espaço
- Com super tecnologia, microfone especial da Agência Espacial detecta turbulência a centenas de quilômetros de distância
- NASA começa a montagem final de nave espacial que vai monitorar asteroide Psyche
Evitando distorções da atmosfera, o Hubble tem uma visão desobstruída perscrutando planetas, estrelas e galáxias, alguns a mais de 13,4 bilhões de anos-luz de distância. Confira foto:
Texto com informações da NASA
LEIA TAMBÉM: