Estilo de Vida

Atenção! Esses são os primeiros sinais da doença de Parkinson

Distúrbio do sistema nervoso central afeta 200 mil pessoas no Brasil

Atenção! Esses são os primeiros sinais da doença de Parkinson

A doença de Parkinson, também conhecida como mal de Parkinson, afeta cerca de 200 mil pessoas no Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). É uma doença neurodegenerativa, ou seja, afeta diretamente os neurônios que produzem dopamina no cérebro. É mais comum em idosos acima de 65 anos e causa dificuldades para realização de atividades simples.

ANÚNCIO

Com informações do portal Meganotícias, saiba os 10 principais sinais que podem indicar que você tem a doença.

Caligrafia pequena

Caso note que sua letra está diminuindo, procure um médico. Os músculos rígidos das mãos e a má visão podem ser sequelas de Parkinson.

Perda do olfato

De início, parece aquela perda de cheiro normais em resfriados, mas depois, se torna algo irreversível. Não é um sintoma tão comum, mas há casos de pessoas que perderam o olfato antes de serem diagnosticadas com Parkinson.

Dificuldades para dormir

Se você está com dificuldades para dormir por se mover muito durante à noite, pode ser um dos sinais da doença.

Tremores

É a manifestação mais conhecida. Pode começar com um pequeno tremor nos dedos, polegar, mãos e queixo.

Problemas para se mover

Se você está com problemas para andar, com rigidez e inchaço nos membros, podem ser sintomas da doença.

ANÚNCIO

Constipação

Mudança na frequência que você vai ao banheiro pode estar associado ao mal de Parkinson pois, se você tem problemas para engolir, a mudança de dieta é comum.

Mudança de voz

Pessoas que estão com a doença costumam falar mais baixo e suave. Isso ocorre por conta da disfagia (dificuldade para engolir).

Tontura

A pressão arterial baixa é comum em pessoas diagnosticadas com Parkinson, gerando tontura e instabilidade ao se levantar.

Inclinar-se

Se você está constantemente curvado é sinal que você está com dificuldades de controlar as atividades automáticas e o cérebro está esquecendo de lembrar da sua postura.

Falta de expressões

Se você ou alguém perceber que suas feições são de zangado, triste e sério constantemente é um indicador de Parkinson. Os músculos da face ficam mais rígidos e lentos para reagir.

Preste atenção nesses sintomas e busque acompanhamento médico.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias