Diariamente milhares de quilos de alimentos vão para o lixo ao redor do mundo. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), e 2019 os consumidores jogaram fora quase um bilhão de toneladas de alimentos (17% de toda a comida comprada). Já a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), informa que um terço dos alimentos produzidos no mundo para consumo humano acaba sendo desperdiçado.
Esses fatores acontecem em todo o processo de produção, desde o campo até as casas, supermercados e restaurantes. Diante desses dados, a seguir você confere uma lista retirada do site 20 Minutos com dicas para que seus alimentos frescos durem mais:
⋅ Congele diretamente: alimentos como peixe fresco, pão fatiado, presunto cozido, salmão defumado, etc. não ficam tão bons como os acabados de fazer, mas podem ser usados sem problemas;
⋅ Cozinhe e congele: uma coisa que já estava congelada pode ser cozida e congelada novamente. Não afeta a textura nem a segurança do produto.
⋅ Marinar é uma boa forma de prolongar a vida útil de carnes ou peixes.
Além dessas dicas, você pode evitar desperdício fazendo uma lista de compras em casa e revendo as datas de validade dos alimentos armazenados.