O melhor amigo do ser humano também passa por problemas semelhantes aos dos seus donos. Alegria, tristeza, estresse e até mesmo ansiedade. Isso pode acontecer por diversos fatores, como mudança de casa, a chegada ou saída de um novo morador ou outro animal, entre outras situações. Eles não falam, mas conseguem demonstrar o estresse e descontentamento. Abaixo você confere 5 sinais que indicam que o seu cachorro está estressado.
1. Grunhido
Esse é o primeiro sinal de desconforto e nem sempre indica que ele quer atacar. Não o desafie quando isso acontecer, apenas se afaste e deixe o cão confortável.
2. Gemidos e latidos
Isso acontece geralmente quando estão tensos e desconfortáveis, fazendo esses sons para chamar a atenção.
LEIA TAMBÉM:
Raças de cães perfeitas para pessoas com depressão
Postos volantes da prefeitura de SP vacinam animais contra raiva
As 5 raças de cães mais ansiosas
3. Bocejo
Diferentemente dos humanos, os cães bocejam por dois motivos: ou estão com sono ou estressados. Para diferenciá-los você precisa identificar a duração e intensidade de cada um. Geralmente quando o bocejo é de estresse, ele é mais longo.
4. Lambendo e babando
Se eles lambem as pernas excessivamente sem motivos é um sinal de estresse. O nervosismo também faz com que os cães babem.
5. Sinais com os olhos e ouvidos
Quando eles escondem os ouvidos é sinal de medo, estresse ou aborrecimento com alguma pessoa ou ambiente que ele esteja. Caso o cão observe a situação com o canto de olho, mostrando os brancos dos olhos, é porque ele também está estressado.