Estilo de Vida

“Meu pet come de tudo, e agora?” Saiba se esse tipo de comportamento é normal e como tratar

Médico veterinário dá algumas dicas de como adestrar o seu cão, principalmente quando filhote, para que isso não ocorra

“Meu pet come de tudo, e agora?” Saiba se esse tipo de comportamento é normal e como tratar
“Meu pet come de tudo, e agora?” Saiba se esse tipo de comportamento é normal e como tratar Foto: Pexels

Os cachorros têm costume de morder tudo o que vê pela frente. Esse hábito é comum, principalmente entre os filhotes. O médico veterinário Dr. Alberto Fellinghauer, do Animal Center SP, explica que os cães fazem isso por causa da coceira causada pelas trocas de dentes, que ocorre até o sexto mês de vida e continua por alguns meses. Outro ponto explicado pelo doutor é que o animal faz isso simplesmente para brincar ou por curiosidade, mas também para chamar a atenção do seu dono.

ANÚNCIO

“É preciso ter em mente que cães e gatos filhotes são como bebês humanos, estão descobrindo o mundo e precisam de atenção. Gastar a energia do filhote e passar um tempo de qualidade com ele, brincando e mostrando para ele através de reforço positivo, quais objetos ele pode ou não morder ou brincar, é importante para que ele não leve este hábito para a vida adulta”. O veterinário ainda dá a dica de que, se o cão for muito hiperativo, é importante buscar ajuda de um profissional especializado em comportamento animal.

Caso o cachorro mantenha a mania de morder e engolir tudo na fase adulta, pode ser sinal de alguns problemas como: estresse, ansiedade, tédio, fome deficiência nutricional (ração de baixa qualidade) ou ainda má absorção de nutrientes causada por doenças metabólicas, sendo elas insuficiência pancreática; hiperparatireoidismo secundário renal, entre outras. “Um pet que tem o hábito de comer terra, reboco de parede, tijolos, lamber ferro pode estar com deficiência que algumas vitaminas e minerais e isso precisa ser investigado por um médico veterinário”, comenta Alberto.

O doutor explica que essa atitude não é exclusivamente dos cães e que gatos também costumam engolir objetos anormais.

Radiografia de um gato de aproximadamente 4 anos que engoliu um grampo.
“Meu pet come de tudo, e agora?” Saiba se esse tipo de comportamento é comum e como tratar Radiografia de um gato de aproximadamente 4 anos que engoliu um grampo. Imagem: arquivo pessoal.

LEIA TAMBÉM:

O que dar de presente de natal para o seu pet?

Panetone para cachorro? Sim, existe! Veja os detalhes desse “petiscão”!

Cachorro sai para passear sozinho e volta para casa com uma vaca

ANÚNCIO

O que fazer

Caso o pet engula algo que não pode, a primeira atitude que deve ser tomada é levar ao médico veterinário pois, dependendo do tipo de objeto engolido e a localização que ele se encontra no instestino, é preciso uma conduta e um tratamento mais seguro. “O vômito é um mecanismo de defesa do animal. Se ele comeu algo indevido e está vomitando, deixe-o vomitar”. Porém, mesmo que aconteça dele conseguir colocar para fora o objeto, é importante levá-lo para uma avaliação médica, para confirmar se ainda possui fragmentos no sistema digestivo ou se não ocorreu nenhuma lesão.

Plantas

Outro hábito muito comum entre os animais domésticos, principalmente dos cães, é comer folhas e plantas. “Isso é falta de fibra na dieta, vermes intestinais ou mal estar gastrointestinal. Porém, a literatura mostra que apenas 10% dos animais que comem planta têm alguma doença prévia e 20% vomitam a planta que comeu antes mesmo de iniciar a digestão e a grande maioria vão eliminá-las inteiras nas fezes”, explica. Mesmo sendo uma atitude comum, uma avaliação com o veterinário é indicada para descartar a possibilidade de doenças, além de buscar orientações sobre plantas tóxicas.

Petiscos

O doutor lembra que nunca se deve trocar uma refeição completa dos pets por petiscos, pois isso causará problemas a longo prazo, como deficiência nutricional. “Tente associar a hora da alimentação com algo positivo, sente perto dele e ofereça a ração na sua mão ou mostre o pote de ração e continue por perto. Ou coloque a ração em brinquedos interativos e brinque com ele. O ponto aqui pode ser a forma que o alimento está sendo oferecido e não o alimento.”

Caso isso não resolva, é preciso tomar atitudes mais sérias, como suspender os biscoitos e deixar apenas a ração à mostra. “Uma dica para deixá-la mais atrativa sem inserir outros alimentos é colocar um pouquinho de água morna por cima da ração”, finaliza o doutor.

Lembre-se que não se deve trocar uma refeição completa por petiscos, pois a longo prazo isso irá causar deficiência nutricional.

LEIA MAIS:

Sancionada lei que obriga síndicos a denunciarem maus-tratos a animais em SP

Seu cachorro urina no lugar errado? Esses podem ser os motivos

Adotou um novo pet? Veja os cuidados nos primeiros dias

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias