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Vai viajar neste fim de ano? Veja dicas para não perder o voo

Com o aumento de turistas nos aeroportos brasileiros, é preciso ficar atento ao horário da viagem e aos documentos exigidos

Faltando uma semana para as festas de Natal e Réveillon, muitas pessoas estão se preparando para montar a mala e embarcar para um novo destino e, com isso, os aeroportos voltam a receber uma quantidade enorme de turistas e alguns problemas como atrasos e perda de voo podem acontecer.

Para Elisa Pereira, gerente de aeroportos da Latam Brasil, neste ano a expectativa é grande. “Por conta da pandemia, todo mundo está ansioso e querendo viajar e reencontrar a família. Então, é recomendado chegar com antecedência no aeroporto. Em voos internacionais é preciso chegar quatro horas antes e em viagens nacionais, pelo menos, duas horas antes, pois além do check-in, há todos os processos dentro do aeroporto, como o raio-x”.

Já a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) alerta que o clima é dos principais fatores para o cancelamento ou atraso dos voos em todo o mundo e que o turista deve ficar atento e que as companhias aéreas devem obedecer algumas regras. como manter o passageiro informado a cada 30 minutos quanto à previsão de partida dos voos atrasados e informar imediatamente a ocorrência do atraso, do cancelamento e da interrupção do serviço.

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“Em caso de cancelamento por problemas da companhia aérea, cumprimos todos os requisitos de atendimento ao cliente, como dar a opção de um próximo voo, seja com a Latam ou uma outra empresa. Além disso, disponibilizamos refeição, se este problema passar de duas horas e também hospedagem, caso o voo seja no próximo dia ou se for um pernoite”, afirmou Elisa.

Mas, para quem perde o voo por motivos pessoais, o procedimento é outro, já que o turista deve ficar atento às regras da tarifa comprada.

“Se o cliente perde o voo por um motivo pessoal, o que está acontecendo muito por causa da pandemia, e não pode mais viajar no voo comprou, existem regras referente a tarifa, onde existe uma certa flexibilidade para bilhetes emitidos até 11 de julho de 2021, onde o passageiro possa trocar a data desde que ele mantenha a origem e destino”, contou a profissional da Latam Brasil.

Para quem comprou a partir do dia 12 de julho de 2021, ele está sujeito a remarcação e diferença de tarifa, se aplicável. Não existe um tempo mínimo para avisar, mas no dia que for a viagem, há uma equipe para cuidar desta flexibilização.

Outra dica importante é o uso da tecnologia ao seu favor. Para a gerente da Latam Brasil, os aplicativos são os aliados neste momento. “Além de chegar com antecedência, os apps podem ajudar nesta hora. Estamos em um mundo digital, usar os aplicativos para fazer uma alta gestão de viagens, como fazer o check-in à distância e acompanhando as informações”.

Porém, segundo nota enviada pela ANAC, os passageiros que perdem o voo entram nas regras de no-show,termo usado para os passageiros que não se apresentam para o embarque, e deverá arcar com todos os custos para emissão de uma nova passagem, se assim desejar.

Vale destacar que em alguns casos é preciso comprovar o motivo da remarcação por meio de documentos, ou seja, em caso de morte é possível que o atestado de óbito seja pedido pela companhia aérea.

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Além disso, é preciso ficar atento ao uso da máscara nos aeroportos e aviões. Segundo a ANAC, estão autorizadas máscaras cirúrgicas, profissionais do tipo N95, PFF2, FFP2 e as caseiras, confeccionadas em tecidos, desde que possuam mais de uma camada de proteção e ajuste adequado ao rosto cobrindo o nariz e boca, sem aberturas que permitam a entrada ou saída de ar e gotículas respiratórias.

“A máscara é um item obrigatório em todos os voos, seja doméstico ou internacional. Apenas os bebês, entre zero e dois anos, não precisam de máscara obrigatoriamente. Além disso, em voos da Latam Brasil há uma flexibilização para crianças até 11 anos, que podem retirar a máscara em momentos curtos, ou seja, para beber água”, contou Elisa Pereira, gerente de aeroportos da companhia.

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