Ao atingir a maturidade, as cadelas costumam entrar em um período conhecido como cio, em que passa por uma série de mudanças hormonais, que interferem na saúde e comportamento.
Segundo o médico veterinário da clínica Petz, Dr. Rafael Cerqueira, o primeiro cio acontece entre os seis e doze meses de idade, de acordo com a maturidade sexual do pet. “Cadelas de pequeno porte costumam ter desenvolvimento mais precoce em relação às de grande porte”, explica.
O cio pode se repetir de seis a 12 meses, de acordo com cada animal. Veja as fases a seguir:
Estro
É a fase do período fértil. “A fêmea pode deixar de apresentar secreção e o inchaço vulvar fica estável. Além disso, ela se torna receptiva ao macho. O estro tem duração média de entre 3 a 10 dias”;
Diestro
É a fase que ocorrem as estimulações hormonais e que permitem a manutenção da gestação, caso exista a possibilidade de fecundação/fertilização). “Ela acontece mesmo nas cadelas que não cruzaram ou nas quais não houve fecundação”;
Tanto é que é nessa fase que muitas cadelas sofrem com a chamada gravidez psicológica. A fase dura, em média, entre 56 e 90 dias.
Anestro
“É o intervalo entre as fases principais do ciclo estral. Nela, a atividade hormonal dos ovários é bem menor”. Este é a fase de recuperação pós-gestação ou pós-diestro em cadelas não prenhes. Pode durar de 3 a 10 meses.
Comportamento
Neste período o animal costuma apresentar o seguinte comportamento:
- Carência ou maior necessidade de atenção;
- Agitação ou inquietação;
- Atração dos machos;
- Lambedura genital;
- Agressividade.
Além disso, existem algumas alterações como o aumento de volume da vulva, vermelhidão discreta ou escurecimento e liberação de secreção levemente sanguinolenta.
Tenha muita empatia e calma com o seu pet nessa época. Aproveite o dengo para dar muito carinho e amor e tenha paciência caso ela fique mais agitada e brava.
LEIA TAMBÉM:
Gata no cio, e agora? Saiba como lidar com o comportamento difícil nesse período
“Meu pet come de tudo, e agora?” Saiba se esse tipo de comportamento é normal e como tratar