O verão chegou e a atenção com a saúde precisa ser redobrada neste período. Além dos cuidados com a pele, a alimentação precisa ser mais leve e refrescante.
ANÚNCIO
Baseado no texto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), você confere 3 dicas para se alimentar de forma saudável no verão:
1. Alimentação saudável no verão e no ano todo
Ter uma alimentação balanceada é fundamental não somente no verão, mas no ano todo. O Guia Alimentar para a População Brasileira diz que é importante dar preferência aos alimentos in natura ou minimamente processados:
- Frutas, verduras e legumes são ótimas fontes de vitaminas, minerais, fibras e água, além de serem leves e refrescantes nos dias quentes. Uma sugestão é consumir as frutas da estação, como morango, melão e pêssego;
- As carnes brancas e cortes de carne bovina magra são as mais indicadas para esta época. Varie entre grelhados, cozidos e assados, evitando as frituras, que não combinam com o clima quente do verão;
- Evite comer alimentos industrializados e congelados em excesso, como salgadinhos, bolachinhas recheadas e embutidos. Eles costumam apresentar grande quantidade de sódio, gorduras e açúcares.
2. Beba bastante líquido
Essa é uma das dicas que sempre está presente nestas listas, porque é sempre importante lembrar. No calor nosso corpo se desidrata mais rápido, logo a água é uma ótima aliada. Segundo o texto da universidade, uma ótima dica é acrescentar pedaços de gengibre, laranja, limão, hortelã e outras frutas para aromatizar a água. Evite ingerir refrigerantes pelo alto nível de açúcar.
3. Faça refeições leves
ANÚNCIO
Opte por alimentos mais leves e ricos em água e nutrientes, isso evita a sensação de cansaço e de estômago pesado, comum em dias quentes. Outra dica é não fique longos períodos sem se alimentar durante o dia. Frituras e alimentos gordurosos costuram deixar a digestão mais lenta, piorando sintomas como mal-estar e fadiga, sensações comuns durante o verão devido ao calor.
ATENÇÃO!
Nunca siga uma dieta sem antes consultar um nutricionista. Caso se sinta mal por causa do calor, procure imediatamente um médico.
LEIA TAMBÉM:
8 alimentos você não deve comer para evitar a acne
Uva passa na comida? Saiba os benefícios da fruta e acabe de vez com a polêmica