Durante o Natal é comum ver a mesa farta, com muitas opções de comidas típicas. Também é comum haver sobras no dia seguinte e mesmo com os parentes fazendo as suas famosas marmitas e levando um pouco de alimento, é normal deixar a geladeira cheia de potes.
ANÚNCIO
Mesmo que você tenha planos para as sobras, como transformar o peru em uma farofa, outras coisas precisam ser guardadas.
Por isso, esse texto do Metro Reino Unido (inglês) ensina como congelar alguns alimentos de forma correta.
Peru
Desde que o peru tenha sido cozido fresco e não congelado, é possível guardá-lo no congelador. Para isso, ele tem que estar completamente frio. Separe as peças para que ele esfrie mais rápido e pense no que irá fazer com as sobras. Pode ser uma sopa, uma torta ou até uma farofa. Dica importantes para congelar sobras:
- Coloque sua comida direto no freezer ao invés de deixá-la na geladeira por alguns dias. Quanto mais fresco estiver o alimento ao ir para o congelador, mais fresco estará ao sair;
- Congele seus alimentos em porções que você poderá comer de uma vez. Depois de descongelar as sobras não é possível congelar novamente;
- Sempre resfrie seus alimentos antes de congelá-los e não coloque muitos alimentos em temperatura ambiente no congelador de uma só vez. Você não quer arriscar aumentar demais a temperatura ambiente.
Molhos
Para congelar os molhos, é preciso que eles tenham sido feitos com o mínimo de gordura, ou leite. Quando for usar o molho novamente, descongele o líquido dentro da geladeira e reaqueça lentamente em fogo baixo, mexendo constantemente.
Vegetais
Para congelar vegetais, é importante dividí-los e colocá-los em sacos herméticos. Saiba que congelando os vegetais, eles irão perder a textura, mas você pode transformá-los em ensopados.
Quanto tempo as sobras duram no congelador?
Segundo o texto do Metro, o peru pode durar de quatro a seis meses. Os molhos até quatro meses e os vegetais podem durar até 18 meses.
ANÚNCIO
LEIA TAMBÉM:
Qual a frequência correta para limpar a geladeira?
Como reutilizar a água da chuva em casa?
Exagerou na ceia? Veja os melhores alimentos digestivos para se recuperar das refeições do Natal