A fritadeira elétrica, conhecidas também como air fryer, se tornou um item essencial e muito cobiçado em qualquer cozinha. O eletrodoméstico ajuda muito na hora de fritas os alimentos e promete deixar as batatas fritas muito mais saudáveis por não precisar de óleo para fritá-las. De acordo com estudos da revista Nutrients levantados neste texto do portal Meganotícias (em espanhol), comer alimentos fritos 4 vezes por semana aumenta o risco de doenças crônicas, como a diabetes tipo 2, além de aumentar a pressão arterial.
ANÚNCIO
Mas será que o uso das fritadeiras elétricas realmente torna os alimentos mais saudáveis? A resposta é sim. Seu processo de cozimento é simples: ele envolve correntes de ar em altíssimas temperaturas, que permitem deixar a parte externa dos alimentos, como a batata, crocante o exterior macio. Segundo a nutricionista Cynthia Sass, os benefícios das air fryers são diversos comparados ao uso do óleo, indo desde a redução de calorias até a prevenção de compostos perigosos derivados do cozimento.
LEIA TAMBÉM:
Pós-Natal: veja como curar a ressaca
Pãozinho de batata de frigideira: confira a receita
Receita: veja como fazer arroz de forno com sobras de peru
Usar a fritadeira reduz 90% do índice de acrilamida em batatas, segundo estudos. A substância é formada após o aquecimento de carboidratos e pode ser relacionado à doenças arteriais e câncer.
Outro ponto positivo é que as air fryers permitem que os nutrientes dos alimentos sejam preservados, mantendo os antioxidantes naturais. Utilizando o óleo, esses compostos desaparecem.