Os gatos são animais muito independentes e esse comportamento dificulta na hora de saber se o felino está passando por algum problema. Eles dificilmente irão se mostrar abatidos ou fracos, justamente por sua natureza ser selvagem.
Mesmo sendo uma tarefa um pouco complicada, existem alguns sintomas que são detectáveis quando o gato está doente. Veja a seguir:
Alteração de comportamento
Para esse primeiro sintoma, é preciso conhecer bastante o seu pet. Caso ele seja tranquilo, mas começou a ficar estressado e miando sem motivo aparente ou ele é agitado e brincalhão e passou a ficar quieto e isolado, pode ser que exista algo de errado.
Falta de apetite
Não existe pet que resista a um pote de ração ou petiscos. Caso você apareça com algum alimento e o seu gato recuse, fique alerta! Muitos problemas de saúde causam a falta de apetite.
LEIA TAMBÉM:
Descubra quantos anos vive um gato
Gata no cio, e agora? Saiba como lidar com o comportamento difícil nesse período
Como identificar se o seu cachorro está com febre?
Vômitos e náuseas
Mesmo os gatos tendo o hábito de vomitar de vez em quando devido à sua autolimpeza com a língua, fazendo com que engulam pêlos, o vômito com frequência indica que é hora de procurar um veterinário.
Dificuldade de urinar
Gatos normalmente apresentam alguns problemas de bexiga pelo fato de não tomarem muita água, mas caso você note que o seu gato tenta urinar e não consegue, está fazendo muitos xixis curtos ou até mesmo urinando fora do lugar, é outro sintoma de que algo não está certo.
Dificuldade de locomoção
Esse provavelmente é um dos sinais mais claros de que existe algo de errado com seu gato. Os bichanos são seres rápidos, muito atentos e com saltos incríveis. Se por algum motivo o seu animal de estimação não estiver conseguindo pular ou se locomover, pode ser que tenha acontecido algo físico com ele ou até mesmo uma intoxicação.
Caso o seu gato apresente qualquer um dos sintomas acima, procure um médico-veterinário. Em hipótese alguma medique um animal de estimação sem consultar um especialista.
LEIA TAMBÉM:
“Meu pet come de tudo, e agora?” Saiba se esse tipo de comportamento é normal e como tratar
Saiba quais cuidados tomar ao viajar com os pets
Seu cachorro urina no lugar errado? Esses podem ser os motivos