A memória do ser humano não é só afetada com o passar dos anos por problemas como o alzheimer. Existem alimentos prejudiciais à saúde que estão diretamente ligados ao cérebro. Por isso, fique atento a lista abaixo, onde a professora Dra. Uma Naidoo, psiquiatra e nutricionista da Harvard Medical School, aponta 4 grupos alimentares prejudiciais ao cérebro e a memória.
Açúcares adicionados
Para o cérebro funcionar, ele depende do açúcar obtido a partir dos alimentos, mas é preciso evitar exageros. Esse estudo (em inglês) publicado na Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA informa que as pessoas que excedem a dose diária de açúcar recomendado (25g, de acordo com a Organização Mundial da Saúde) tendem a perder a plasticidade no hipocampo, área responsável pela memória.
Frituras
Esse tipo de alimento é prejudicial para diversas áreas do corpo, inclusive para a memória. Mas saiba que fritura não significa apenas frango ou batata: legumes e peixes fritos também entram na lista. Uma pesquisa (em inglês) realizada pela Universidade de Cambridge analisou 18 mil pessoas e constatou que esse tipo de alimentação estaria diretamente relacionada a uma pontuação mais baixa nessa capacidade cerebral.
LEIA TAMBÉM:
5 alimentos que você deve comer para melhorar sua memória
Cigarro prejudica a memória das mulheres; saiba mais sobre esse estudo científico
Beber vinho em excesso causa perda de memória, diz estudo científico
Carboidratos com alto índice glicêmico
A forma com que o pão, macarrão, arroz e derivados de farinha refinada são processados no organismo faz com que esses carboidrato se transforme em açúcar, então quanto mais carboidrato o alimento possuir, maior a quantidade de glicose no corpo. Como foi informado no primeiro tópico, o açúcar em excesso passa a ser prejudicial à memória.
Álcool
Além de causar problemas a outros órgão, como o fígado, o consumo exagerado de álcool pode levar a demência, principalmente aos idosos, segundo pesquisa publicada na The BMJ (em inglês), plataforma que divulga estudos da área da medicina.