A água não tem calorias, logo, beber água não contribui para o ganho de peso. Entretanto, segundo o site Tua Saúde, beber o líquido durante as refeições pode causar um aumento de peso pelo fato da água causar dilatação no estômago, levando ao maior consumo de alimento.
Isso acontece porque a água pode até dar uma maior sensação de saciedade de início, ‘ocupando’ o espaço de outro alimento. Porém, é comum sentir mais fome na refeição seguinte. Quanto mais alimento ingerido, maior o número de calorias, e isso sim faz com que haja ganho de peso.
LEIA TAMBÉM:
Não abuse! Essas são as pessoas que devem evitar o consumo de melancia
Você sabia que a alimentação pode influenciar na qualidade do sono?
Quer melhorar o seu sistema imunológico?
Já outros líquidos, como sucos, refrigerantes e bebidas álcóolicas, influenciam diretamente no processo de engordar, devido as altas concentrações de calorias. Acrescentando essas calorias às das refeições, o ganho vai ser muito maior.
Beber água ou utros líquidos durante a refeição também pode alterar o paladar e interferir na absorção de alguns nutrientes. Sendo assim, o recomendo é ingerir água 30 minutos antes ou após a comida e apenas 200ml de água, para não atrapalhar o processo de digestão.
Confira a seguir o vídeo da nutriocinista Tatiana Zanin explicando como ocorre a digestão do alimento e o motivo da água prejudicar esse processo:
LEIA MAIS:
5 bebidas geladas com café para refrescar com muito sabor
Nem frito, nem cozido: estas são as pessoas que não devem comer muitos ovos
Gosta de pimenta? Veja três efeitos negativos ao consumir a especiaria