Estilo de Vida

O que fazer quando encontrar um animal abandonado?

Brasil possui cerca de 30 milhões de animais abandonados, sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cachorros, segundo OMS

O que fazer quando encontrar um animal abandonado?
O que fazer quando encontrar um animal abandonado? Foto: Pixabay

Infelizmente, o número de animais abandonados no Brasil é grande. Segundo a Organização Mundial da Saúde, existem cerca de 30 milhões de animais abandonados, sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cachorros.

ANÚNCIO

Mas oque fazer caso você se depare com um animal nessas condições? O site Petz separou algumas dicas.

1. Aproxime-se com cuidado

Mesmo alguns animais abandonados sendo dóceis, eles podem estranhar a presença humana e tentar se proteger. Para fazer o resgate, mantenha uma postura tranquila e vá ganhando confiança. Uma dica é atrair o animal com algum petisco.

2. Verifique se o animal realmente não tem dono

Alguns animais acabam saindo nas ruas durante o dia, isso não é necessariamente um sinal de abandono. Verifique se o animal está saudável ou com coleira. Caso ele pertencer a alguém mas estiver com sinais de maus tratos, denuncie.

3. Procure uma clínica veterinária

ANÚNCIO

Após resgatar um animal abandonado, procure uma clínica veterinária de confiança para certificar a saúde dele. Em muitos casos, eles podem estar repleto de pulgas, carrapatos ou outros parasitas. Depois que o animal estiver tratado e caso for liberado por um especialista, leve-o para a tosa e banho.

LEIA TAMBÉM:

Veja as raças de cães mais preguiçosas

Veja qual é o melhor antipulgas para o seu cão

Como fazer seu gato beber mais água?

4. Converse com o veterinário sobre castração

A castração ajuda a prevenir doenças graves, como o câncer. Converse com o veterinário se o animal está apto a passar pelo procedimento.

5. Mantenha o pet “isolado”

Nos primeiros dias ele precisa se adaptar com as pessoas e outros animais que você estiver em casa. Além disso, os exames na clínica veterinária podem demorar um pouco para ficarem prontos, por isso é importante deixar o animal em um local à parte, pois existem algumas doenças contagiosas.

6. Garanta um lar aconchegante, mesmo que temporário

Se a sua ideia não é ficar com o pet, apenas cuidar dele, você deve preparar um ambiente aconchegante para que ele se sinta bem. Ofereça água fresca, ração de qualidade, muito amor e carinho.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias