Os peixes são animais versáteis. Além de servirem como bicho de estimação, os aquários, seus habitats naturais em uma casa, servem como lindos itens decorativos. Quanto mais cores e itens dentro do ambiente aquático, melhor.
Se você parar para observar essa vida aquática, podem surgir diversas curiosidades. Por isso, a seguir você confere 4 curiosidades sobre os peixes que provavelmente você não sabia. As informações são do portal Petz:
1. Peixes dificilmente morrem pela boca
Existe um ditado popular que diz “o peixe morre pela boca”. Porém, saiba que isso não é totalmente verdade. Mesmo os peixes não comendo mais que o recomendado, essa é uma das principais causas de óbito nos aquários.
Isso acontece pois, caso seja colocado comida em excesso, o que não é ingerido vai para o fundo do aquário, onde se decompõe, liberando amônia, substância tóxica para os peixes. Isso sim causa a morte do animal.
2. O peixe dourado não tem memória curta
Outro ditado popular diz “você tem a memória de um peixe dourado”. O mito conta que a memória do peixe dourado tem apenas três segundos. Mas estudos apontam que a memória dessa espécie é bem duradoura. Para que fosse provado, pesquisadores treinaram os peixes para associar determinado som à hora da comida.
Quando estavam adestrados, os peixes foram colocados em outro aquário por cinco meses e retornaram ao aquário original depois desse período. Os peixes dourados foram expostos ao mesmo som do início da pesquisa e eles ainda associavam à comida, indo até o local onde o alimento era liberado.
LEIA TAMBÉM:
Nunca teve cachorro? Veja a raça ideal para você começar
O que fazer quando encontrar um animal abandonado?
Veja as raças de cães mais preguiçosas
3. O peixe cascudo não se alimenta apenas de dejetos
Muitas pessoas dizem que uma das melhores formas de manter o aquário limpo é adquirir um peixe cascudo, pois essa espécie supostamente se alimenta apenas de dejetos e resto de comida.
É verdade é que o cascudo é uma espécie detritívora, ou seja, ele se alimenta de restos orgânicos, mas eles também precisam de uma alimentação balanceada, com uma ração específica.
Atenção: mesmo com esse tipo de peixe no aquário, uma limpeza e uma filtragem de água são essenciais.
4. Bettas conseguem respirar o ar atmosférico
Você já reparou que os peixes bettas sobem até a superfície do aquário para respirar? Isso acontece porque eles têm um órgão chamado labirinto, permitindo que eles respirem o ar da atmosfera, possibilitando que eles vivam em locais onde o oxigênio é raro, como lagoas de águas paradas.