Estilo de Vida

Layout maximalista: o motivo da casa do BBB ser desta forma

Poluído? Cansativo? Designer e arquitetos explicam o motivo da casa ser extravagante

Academia do "BBB 22", da Globo Decoração da casa do BBB 22 (SERGIO ZALIS/Globo/Sergio Zalis/Divulgação)

Quem acompanha o reallity show Big Brother Brasil há algum tempo já percebeu que a decoração da ‘casa mais vigiada do Brasil’ vem sofrendo alterações ano após ano. “A gente repara que o BBB foi deixando para trás aquele aspecto de se parecer com uma casa de verdade e virando uma espécie de ambiente conceito”, diz a designer Itamara Ferreira em seu TikTok. Mas por qual motivo essas mudanças acontecem?

ANÚNCIO

As mudanças ocorrem para que seja valorizado muito mais a estética do que a funcionalidade em si, que nesse caso era fazer com que os participantes se sintam em casa. “O BBB vem valorizando a parte visual pois ela mexe com as pessoas nos níveis emocionais. E qual a função do reallity show? Mexer com as emoções das pessoas”, explica Itamara.

LEIA TAMBÉM:

Segundo paredão do BBB 22 é disputado entre Jessilane, Natália e Rodrigo

BBB 22: afinal, para que servem os relógios que os participantes estão usando?

‘BBB 22′: Confira as imagens da casa da nova temporada do reality show da Globo

Em uma decoração, os excessos de estímulos visuais, as cores intensas e as luzes artificiais interferem diretamente no estado emocional do ser humano, gerando ansiedade, irritabilidade e estresse. Veja a explicação a seguir:

A arquiteta Amanda Mori explica o motivo da casa ter perdido sua funcionalidade: “Não há no ambiente espaço de personalização, já que tudo é tomado por cores vibrantes e estamparias. Isso não proporciona aquele sentimento de: ‘chamar de casa’ ou ‘um lugar para chamar de meu’. Imagino que seja por estratégia para que os participantes não tenham sentimento de pertencimento, ficando com sentimentos mais confusos”, diz Amanda.

ANÚNCIO

Outro ponto de atenção na construção do espaço onde os participantes convivem é o fato de haver apenas um banheiro para todos eles. Com 20 pessoas e um chuveiro só, a hora de tomar banho vira um motivo de confusão. E esse é o intuito do programa”, ressalta Mori.

Banheiro do "BBB 22", da Globo Decoração da casa do BBB 22 (SERGIO ZALIS/Globo/Sergio Zalis)

Cores

As cores da casa também chamam atenção e podem ser explicadas. O roxo foi escolhido para o lounge interno e é uma cor que estimula a imaginação das pessoas. Além disso, ele está ligado a riqueza e luxo. Todas as cores são saturadas e vibrantes, isso também pode favorecer a tela para o telespectador.

Decoração da sala do BBB 22, da Globo Decoração da casa do BBB 22 (SERGIO ZALIS/Globo/Sergio Zalis)

“Na vida real sempre indicamos utilizar cores mais fechadas e pasteis, que causam um efeito contrário ao de estresse visual, ideal para a vida contemporânea repleta de estímulos de todos os lados. É interessante também utilizar tonalidades que remetam ao natural, isso cria conexão e são cores mais atemporais que não ficarão enjoativas em pouco tempo”, explica Amanda Mori.

Maximalismo

Toda essa extravagância na casa do BBB 22 é inspirada no maximalismo, movimento artístico arquitetônico forte nos anos 60 e 80, onde o MAIS é mais, contrapondo o minimalismo. “É um estilo que tem a ver com exagero, riqueza, exuberância, sobre ser visto e sobre chamar atenção. Para um programa que vale um prêmio milionário, nada mais adequado”, ressalta a arquiteta.

Quarto fofo do "BBB 22", da Globo Decoração da casa do BBB 22 (SERGIO ZALIS/Globo/Sergio Zalis)

Podemos adaptar as referências para a vida real?

Outro arquieto, Denis Mignoli, não aconselha se inspirar nas cores e nas luzes, pois o ideal para a ‘vida real’ é ter um ambiente que proporcione bem-estar. “Casa tem que ser medida pelo estilo de vida, com cores e luzes que proporcionem bem estar, descanso, estudo trabalho e momentos de diversão. Tudo na medida”. Entretanto, é possível se inspirar na disposição dos móveis e nos espaços de conversa, como o ‘Vip’ e a ‘Xepa’, que proporcionam maior interação. “Isso pode e deve ser reproduzido na nossa casa, com tantos estímulos, telas e gadgets, nada melhor do que o poder estar e conviver com aqueles que amamos de uma maneira harmoniosa. A cozinha é um ponto de harmonia em qualquer família”, revela Denis.

LEIA MAIS:

Veja 4 dicas de como economizar aproveitando a luz natural

Como deixar a casa organizada gastando pouco?

Veja 5 dicas para conservar seu sofá

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias