Assim como os seres humanos, os cachorros também podem passar por problemas psicológicos. Mas diferentemente de nós, eles não são capazes de verbalizar o que estão sentindo: se estão com medo, frio, cansados, triste ou com saudades. Por isso, é importante observar bem suas atitudes e mudanças de comportamento para averiguar o que há de errado.
De acordo com o site Meganotícias, os cachorros também podem passar por períodos onde estão mais tristes e até mesmo serem diagnosticados com depressão. Porém, os pets não precisam de tratamento médico, mas algumas mudanças de hábitos, como praticar atividades juntamente com o dono. Isso pode ajudá-los a se sentirem melhor e saírem dessa situação.
Sintomas
A médica veterinária Leslie Sinn diz ao site American Kennel Club, portal especializado em registro genealógico de cães, que um dos maiores indícios que seu cão está se sentindo triste é que ele não quer mais fazer atividades que antes costuma gostar. “Se o seu cão adorava ouvir que ia passear, subir no sofá ou brincar com uma bola e, de repente, não presta mais atenção a essas atividades, deve considerar que ele pode estar a passar por um período de depressão”.
Um estudo (em inglês) realizado na Austrália mostra alguns sinais que os cães apresentam após a perda de um companheiro, que são:
- Perda de apetite;
- Passar mais tempo dormindo ou pareça letárgico;
- exigência mais carinho
- Mais latidos ou uivos do que o normal;
- Agressividade em relação a pessoas ou outros animais;
- Fazer xixi ou cocô em lugares que não faziam antes.
Essas atitudes podem ser atribuídas à depressão, por isso é recomendado uma visita a veterinário, principalmente para descartar outros tipos de condições e encontrar uma solução para que seu cachorro se sinta melhor o mais rápido possível.
LEIA TAMBÉM:
⋅ Confira 4 CURIOSIDADES sobre os peixes QUE VOCÊ NÃO SABIA
⋅ Nunca teve cachorro? Veja a raça ideal para você começar