Seja por preocupações do dia-a-dia ou por coisas simples, nem sempre é fácil se concentrar, seja em uma atividade, no trabalho ou até mesmo no sexo, às vezes a mente pode acabar se distraindo e levando os pensamentos para longe. Isso não necessariamente significa que o momento está ruim, mas é preciso cuidado pois, caso isso aconteça em momentos íntimos e no relacionamento amoroso, pode deixar subentendido que você não está curtindo.
Esse estudo (em inglês) mostra que uma em cada seis pessoas (14%) não conseguem ficar 10 minutos sem checar o telefone durante o sexo. Mas não é apenas na hora do sexo que ocorrem as distrações: seis em cada dez (61%) revelaram que se distraem ao conversas com o parceiro e metade (50%) admitiu que sua mente vagueia para outros lugares ao beijar.
Em entrevista o Metro Reino Unido, a coach Julie Leonard indica dá um conselho para que não ocorram durante os momentos com o seu parceiro. “Perceber quando sua mente vagueia quando você está com seu parceiro é o primeiro passo”, diz Julie.
“Tente não ficar pensando no que você quer dizer em seguida. Ao invés disso, concentre-se em ouvir ativamente e dar toda a sua atenção. Concentre-se em suas expressões faciais e linguagem corporal, encontre novas atividades para fazer juntos e passe o tempo cultivando a proximidade”, complementa.
LEIA TAMBÉM: Como se proteger de golpes românticos estilo ‘O Golpista do Tinder’?
Na hora do sexo, principalmente, é preciso atenção total. Cair em distração nesse momento pode arruinar todo o prazer, não apenas do seu parceiro, mas o seu próprio. Por isso, a terapeuta sexual e de relacionamento, Charisse Cooke, complementa dizendo “experiências sexuais intensas não podem acontecer todas as vezes, e tudo bem. Fazer sexo é um momento maravilhoso para se conectar, no entanto, para se manter engajado e tirar o máximo proveito do ato sexual, é útil conhecer maneiras de se manter presente no momento e atento à intimidade que você está compartilhando com seu parceiro”.
A terapeuta diz que, se for difícil para você manter sua mente focada, uma boa técnica é se concentrar no seu corpo e no corpo do seu parceiro para entrar em sintonia sobre o que você está fazendo. “Isso nos permite aprofundar nossa compreensão do que está despertando para nós e nossos parceiros”, diz Charisse.
Uma última dica é se concentrar e sentir as emoções do ato. “Lembre-se de fazer amor. Trazer nossa atenção para nossos parceiros e o quanto amamos e cuidamos deles, o que achamos fofo e atraente neles, ou coisas pelas quais somos gratos neles, pode nos lembrar do elemento amoroso do sexo. Isso pode criar uma energia bonita e poderosa entre vocês dois”, finaliza a terapeuta.
LEIA MAIS:
⋅ Relacionamento: você sabe o que é ‘orbiting’?
⋅ 3 filmes da Netflix que você precisa ver antes de voltar com o ex
⋅ Você já teve um date ruim? Veja algumas histórias engraças sobre encontros