Assim como muitos outros insetos, no calor as aranhas ficam mais ativas. É possível topar com elas andando pelas paredes da casa e até mesmo no quintal. Caso você não esteja prestando atenção, é possível tomar uma picada e algumas delas podem ser perigosas para a saúde. Por isso, é importante saber o que fazer nessas situações.
ANÚNCIO
Espécies mais perigosas
De acordo com o site Info Escola, as aranhas mais venenosas encontradas no Brasil são: aranha armadeira, viúva-negra, aranha de jardim e a aranha-marrom. Outras aranhas mais comuns, que não apresentam perigo grave para os seres-humanos, são: tarântulas e caranguejeiras amazônicas, aranha-pernuda, aranha da teia dourada, aranha papa-moscas saltadora; aranha-vermelha; aranha de prata e a aranha-de-telhado.
O que fazer se uma aranha me picar?
O site Tua Saúde lista as seguintes recomendações:
- Lavar o local da picada com água e sabão;
- Elevar o membro onde está a picada;
- Não amarrar nem apertar o local da picada;
- Não tentar sugar o veneno da picada;
- Colocar compressas frias ou um pano molhado com água fria no local da picada para aliviar a dor e o inchaço.
É imprescindível a ida ao pronto-socorro para averiguar se a picada é de alguma espécie venenosa e iniciar o tratamento adequado. Ainda existe a recomendação de levar o inseto juntamente com você, caso ele esteja morto, para verificar com exatidão a espécie, fazendo com que o diagnóstico e tratamento seja mais assertivo.
Precauções
Para evitar a picada de aranha, algumas atitudes simples podem ser feitas como a limpeza frequente de todos os cômodos da casa e quintal, principalmente em cantos mais escuros e escondidos. Além disso, sempre averigue as roupas e sapatos antes de usar.
LEIA TAMBÉM:
⋅ 4 dicas para acabar com os pernilongos DE UMA VEZ POR TODAS
ANÚNCIO
⋅ Como afastar os mosquitos à noite? Veja esses 6 truques
⋅ 4 dicas fáceis para eliminar as baratas DE UMA VEZ POR TODAS