Os pais e mães de gatos já estão acostumados com essa rotina. Os bichanos são verdadeiros especialistas em cochilo, passando boa parte do dia dessa forma. Mas será que isso é normal ou é motivo de preocupação?
ANÚNCIO
Os gatos realmente dormem muito, porém, de acordo com o portal Petz, se o seu animal de estimação começou a apresentar esse comportamento de uma hora para outra, principalmente em horários que ele costumava estar ativo, é bom prestar atenção, pois esse sintoma pode estar relacionado a distúrbios psicológicos ou condições físicas.
Por que os gato dormem tanto?
Isso acontece simplesmente por instinto. Na natureza, os animais predadores realizam muito esforço físico saltando e correndo, logo gastam mais tempo repondo as energias. Contudo, diferente dos humanos, o sono felino é bem leve, e pelo fato de serem caçadores, estão sempre em alerta, despertando em qualquer sinal de ‘perigo’.
LEIA TAMBÉM: As 5 raças de cães que se dão bem com outros animais
Quando o sono é excessivo?
Caso o seu gato apresente horários desregulados de sono, é bom ter atenção. De acordo com a doutora Juliana Damasceno, especialista em comportamento e bem-estar de felinos, os bichanos são animais com rotinas bem definidas. Dessa forma, mudanças comportamentais bruscas podem ser fruto de outros problemas.
Sinais de atenção
- Urinar ou defecar fora da caixa de areia;
- Miar excessivamente;
- Passar muito tempo escondido;
- Comer demais ou muito pouco;
- Demonstrar comportamento agressivo;
- Lamber-se o tempo todo.
Prevenção
A doutora salienta a importância de estímulos para os gatos, como brinquedos e atividades, evitando o estresse. Além disso, por serem territorialistas, o ideal é que eles tenham locais definidos para comer, fazer as necessidades, brincar, etc.
Um outro ponto de atenção é com os brinquedos. O ideal é espalhá-los pela casa, para que seu gato seja estimulado a brincar mais pelos ambientes. Caso você tenha mais de um gato, o correto é apresentar mais de uma opção de brinquedo para cada um deles, afim de que eles não tenham uma disputa de espaço.
ANÚNCIO
LEIA MAIS:
⋅ Pet fazendo xixi nas plantas? Veja como lidar com essa situação