Parece mais uma desculpa para quem está com preguiça de fazer exercícios, porém, mais do que justificativas infundadas, essa condição é rara, porém real. De acordo com o site Meganotícias, a anafilaxia induzida por exercício (AIE) é o nome da condução que produz uma crise anafilática poucas horas após a prática de qualquer atividade física.
A condição imprevisível é desencadeada, geralmente, após atividades físicas mais exigentes, como corrida, mas também pode ocorrer após atividades simples, como a caminhada. Além dos exercícios, a reação também é associada a certos tipos de alimentos.
LEIA TAMBÉM: 5 dicas simples para tratar queimaduras do sol
“O mecanismo exato entre exercício e anafilaxia não é bem compreendido, mas existe uma relação entre os alimentos ingeridos dentro de três horas de exercício intenso que desencadeiam essa reação“, diz o especialista doutor Purvi Parikh.
Sintomas
Segundo o National Center for Advancing Translational Sciences, os sintomas mais comuns descritos são:
- Coceira;
- Urticária (vergões avermelhados que podem coçar);
- Rubor da pele;
- Fatiga extrema;
- Náusea;
- Cólica;
- Diarréia.
Nesses casos, se recomenda interromper imediatamente a atividade física que está sendo realizada para que não haja uma piora dos sintomas. Para quem sofre disso, é necessário identificar os alimentos que podem desencadear os episódio de crise. Além disso, você pode manter uma epinefrina e pulseiras médicas que indicam o diagnóstico, nos casos em que você sofre de um dos episódios mais graves.
ATENÇÃO!
Esse texto é apenas informativo e não tem como intuito diagnosticar ou oferecer soluções para problemas relacionados à saúde. Em caso de sintomas ou dúvidas, procure um médico especializado e em hipótese alguma faça o uso de medicamentos sem a prescrição de um médico.
LEIA MAIS:
⋅ Limonada detox: aprenda a preparar essa bebida desintoxicante
⋅ 3 exercícios para reduzir a gordura e o inchaço do rosto