Ao longo do tempo, a vida na Terra foi passando por diversas mudanças. Os insetos, por exemplo, milhões de anos atrás, eram muitos grandes, assim como as plantas e outros animais.
ANÚNCIO
De acordo com o site Info Escola, A libélula Meganeura monyi media incríveis 70 centímetros de envergadura. A ciência diz que o tamanho desses bichos eram influenciados pela grande quantidade de oxigênio da atmosfera naquele tempo. No período citado, o Carbonífero (entre 360 milhões e 286 milhões de anos atrás), porcentagem de oxigênio no planeta era de 35%. Hoje a concentração é de 21%.
LEIA TAMBÉM: Os 5 insetos MAIS PERIGOSOS do mundo
Hoje, os insetos são bem menores, comparados aos da pré-história. Porém, ainda é possível encontrar espécies de tamanhos grandes. Mesmo muitas pessoas tendo medo, grande parte desses seres são inofensivos, assustando apenas pelo seu tamanho.
A seguir você confere uma lista com o nome, nome científico, localização e tamanho das maiores espécies de insetos do mundo.
- Formiga (Dinoponera gigantea), Brasil (região amazônica) - 2,5 cm
- Abelha (Apis laboriosa), Nepal - 3 cm
- Vespa (Mandarinia), Florestas tropicais do leste da Ásia - 5 cm
- Mosca (Gauromydas heros), Regiões áridas - 6 cm
- Barata rinoceronte (Blaberus giganteus), América Central Central e América do Sul, ilhas do Caribe, Trinidad e Tobago, Guiana Francesa, Guiana, Colômbia, Mexico, Panama, Guatemala e Suriname - 7,5 a 10 cm
- Besouro golias (Goliathus regius), África - 10 cm
- Louva-a-Deus chinês (Tenodea sinensis), China - 11 cm
- Megaloptero ( Megaloptero), China - 21 cm
- Borboleta (Ornithoptera alexandrae), Nova Guiné - 27 cm
- Gafanhoto gigante (ropidacris dux), Brasil e Venezuela - 30 cm
- Bicho-pau (Phobaeticus chani), Bornéu - 57 cm
LEIA MAIS:
Os 6 insetos MAIS VIOLENTOS do mundo
ANÚNCIO
Vídeo mostra cobra píton defendendo o ninho cheio de ovos do ataque de lince