A endometriose é um distúrbio onde o tecido que reveste o interior do útero, conhecido como endométrio, cresce em outros locais fora do útero. A doença geralmente acontece nos ovários, mas também pode afetar as trompas, bexiga e intestino.
ANÚNCIO
Segundo o site Tua Saúde, quem sofre da doença pode sentir dor pélvica intensa, principalmente no período menstrual. Além disso, a menstruação pode ser abundante e pode resultar até mesmo na infertilidade.
Dependendo do caso, o médico pode determinar tratamentos diferentes. Alguns indivíduos afetados podem melhorar com medicamentos e tratamentos hormonais. Já em casos mais graves o profissional pode recomendar a remoção do tecido afetado, em um procedimento conhecido como histerectomia.
LEIA TAMBÉM: 5 sinais de que você está passando por um ataque de pânico
Sintomas
Os principais sintomas da endometriose estão associados à dor pélvica e/ou cistos nos ovários. Segundo o site Meganotícias (em espanhol), esses são os 5 principais sinais da doença:
- Períodos menstruais dolorosos, conhecido como dismenorreia, e cólicas;
- Dor durante ou após o sexo;
- Dor ao defecar ou urinar, principalmente durante o período menstrual;
- Sangramento excessivo esporadicamente ou entre períodos menstruais.
Além disso, existem sintomas menos comuns como fadiga, diarreia, constipação, inchaço ou náusea, especialmente durante os períodos menstruais.
Confirmando o diagnóstico
Os médicos avaliam os sintomas descritos com quem está sofrendo do problema e indica um ultrassom pélvico para confirmar o diagnóstico e descartar outros problemas, como cistos nos ovários.
ANÚNCIO
O especialista também pode solicitar uma biópsia de tecido, realizada com uma cirurgia simples onde um pequeno tubo com uma câmera na ponta é introduzido por uma pequena incisão na pele, onde é observado a região pélvica e recolhido amostras de tecido que serão analisadas em laboratório.
LEIA MAIS:
Por que nossa bunda dói quando menstruamos?
Ômega 3: saiba mais sobre a substância que reduz o colesterol e diminui a pressão arterial
Acordar cedo: as razões para deixar a cama o quanto antes e como fazer isso