Se você é uma pessoa comprometida, você provavelmente já se pegou pensando na separação. Seja por uma discussão ou um pensamento que surgiu do nada, a ideia pode causar até espanto, mas se você vive em um romance onde não está mais satisfeito, talvez a iniciativa não seja algo tão radical.
Falando especificamente em casamento, todos aqueles casais separados provavelmente nunca imaginaram que fariam parte da estatística de términos, então o que deu errado? Por que os casamentos não deram certo?
Sara Davison, da The Divorce Coach, já ajudou muitas pessoas em divórcios e separações, sendo especialista sobre os prós e contras dos rompimentos de relacionamentos, desde o motivo para que eles aconteçam até como superá-los.
“Somos seres fluidos e o que queremos de um relacionamento pode mudar ao longo de um casamento”, diz ela ao Metro Reino Unido (em inglês). Ela detalha os 8 motivos mais comuns para as separações. Confira a seguir.
LEIA TAMBÉM: Como o envio de mensagens e fotos sensuais por celular afeta a juventude?
Infidelidade
Em alguns casos, é possível se recuperar da traição, mas para muitos, a quebra de confiança significa que o relacionamento simplesmente não pode continuar. “Às vezes não é possível enxergar e a traição atinge como um trem de carga. Para outros, existem suspeitas sobre o parceiro. De qualquer forma, a destruição da confiança é devastadora para qualquer relacionamento e muito difícil de reconstruir uma vez que se foi”, diz Sara.
Abuso
“Estamos vendo muitos rompimentos de relacionamentos tóxicos desde que as linhas de apoio à pandemia e abuso doméstico viram um aumento nas ligações. O abuso doméstico varia de dano físico a abuso emocional e controle coercitivo, que geralmente são muito mais difíceis de detectar”, compartilha Sara.
Porém, o término, apesar do abuso, não é tão rápido e o alívio não é imediato. Pode demorar um pouco para reconstruir a autoconfiança e aprender a confiar novamente. “A chave é aprender a confiar em si mesmo para fazer melhores escolhas no futuro e isso se torna mais fácil à medida que você aprende a identificar os sinais de abuso para evitar que você repita os mesmos padrões”.
Incompatibilidade
É muito comum ‘estar nas nuvens’ na fase da lua de mel, tanto que você pode não perceber que você e seu parceiro são completamente incompatíveis. Em outras situações, você até se sente conectado com o parceiro, mas à medida que cada um cresce como indivíduo, as escolhas começam a divergir e o relacionamento deixa de fazer sentido.
Ter filhos
“Ter filhos muda totalmente a dinâmica do relacionamento e pode pressionar o casamento. Às vezes, uma diferença nos estilos parentais pode separar os casais enquanto discutem sobre a melhor maneira de criar os filhos. Chegar a um acordo e também concordar em dar as costas um ao outro na frente das crianças é muitas vezes uma estratégia vencedora”, explica Sara Davison.
Os outros quatro motivos comuns que mais causam término são: diferença de expectativas, falta de comunicação, falta de intimidade e dinheiro. “Aconteça o que acontecer, saiba que o divórcio pode ser uma chance de redesenhar sua vida do jeito que você quer. Com a ajuda e o suporte certos, você pode acelerar o processo e criar uma vida que você ama”, finaliza a especialista.
LEIA MAIS:
⋅ Estes 6 sinais indicam se você é uma pessoa que beija bem
⋅ Estas 4 dicas vão te ajudar a reativar sua vida sexual pós-pandemia
⋅ Primeira experiência sexual de uma mulher pode definir seu desejo pelo resto da vida, revela estudo