O Telescópio Spitzer da Agência Espacial Americana (NASA) divulgou recentemente uma impressionante foto espacial. O registro mostra uma delicada “flor” cósmica encontrada na Nebulosa do Anel.
ANÚNCIO
Como detalhado pela NASA, por meio de postagem nas redes sociais, a camada externa desta nebulosa planetária é formada a partir de material ejetado de uma estrela moribunda.
Apesar da estrela em decomposição, ela libera uma bela exibição que se parece surpreendentemente com as delicadas pétalas de uma flor de camélia.
O “anel” no centro da imagem é um cilindro espesso de gás brilhante e poeira ao redor da estrela condenada.
- CONFIRA AINDA:
- A impressionante erupção solar flagrada pela NASA recentemente; fenômeno foi registrado por poderoso equipamento que observa o Sol constantemente
- A ‘misteriosa’ imagem captada por observatório da NASA no espaço que impressionou cientistas; confira registro
Como detalhado pela NASA, à medida que a estrela começa a ficar sem combustível, seu núcleo se torna menor e mais quente, fervendo de suas camadas externas.
A câmera infravermelha do Spitzer detectou esse material expelido da estrela murcha.
Imagens anteriores da Nebulosa do Anel tiradas por telescópios de luz visível geralmente mostravam apenas o círculo interno brilhante de gás ao redor da estrela.
ANÚNCIO
NASA: Telescópio Spitzer revela impressionante foto espacial; confira registro
Como detalhado pela NASA, as regiões externas que se assemelham a pétalas são especialmente proeminentes nesta imagem.
Tudo porque o Spitzer viu a luz infravermelha das moléculas de hidrogênio que absorveram a radiação ultravioleta da estrela ou foram aquecidas por ventos poderosos da estrela.
Ainda de acordo com as informações, localizada a cerca de 2.000 anos-luz da Terra na constelação de Lyra, este é um dos melhores exemplos de uma nebulosa planetária e um alvo favorito dos astrônomos amadores. Confira:
Texto com informações da NASA