Uma equipe de cientistas descobriu que o próximo Telescópio Espacial Nancy Grace Roman da NASA será capaz de medir um tipo específico de poeira espacial espalhada por dezenas de zonas habitáveis de sistemas planetários próximos.
ANÚNCIO
Como detalhado pela NASA, com lançamento previsto para 2027, Nancy Grace Roman fará novas descobertas de exoplanetas usando uma variedade de métodos.
O equipamento também poderá analisar regiões ao redor de estrelas onde as temperaturas são amenas o suficiente para que a água líquida possa se acumular.
- CONFIRA AINDA:
- A impressionante erupção solar flagrada pela NASA recentemente; fenômeno foi registrado por equipamento que observa o Sol constantemente
- A ‘misteriosa’ imagem captada por observatório da NASA no espaço que impressionou cientistas; confira registro
Descobrir quanto desse material esses sistemas contêm ajudaria os astrônomos a aprender mais sobre como os planetas rochosos se formam e orientar a busca por mundos habitáveis em missões futuras.
Como detalhado pela NASA, a busca por poeira exozodiacal é apenas um exemplo dos promissores usos científicos potenciais do Instrumento Coronógrafo de Roman que poderia seguir sua fase de demonstração de tecnologia de 18 meses.
NASA vai lançar novo telescópio Nancy Grace Roman para desvendar ‘mistérios espaciais’
Ainda de acordo com as informações, ao estudar a poeira exozodiacal, os astrônomos podem encontrar pistas sobre como são outros sistemas planetários.
A quantidade de detritos sugere a atividade dos cometas, já que um número maior de cometas deve produzir mais poeira.
ANÚNCIO
Também será possível ver o padrão de distribuição da poeira pode oferecer dicas sobre planetas em órbita, que podem esculpir os detritos com sua gravidade e esculpir caminhos através do material.
Texto com informações da NASA