Em um registro impressionante, a espaçonave Juno da Agência Espacial Americana (NASA) captou o momento em que um meteoro atravessa a atmosfera do gigante gasoso Júpiter.
ANÚNCIO
O breve e repentino flash na atmosfera superior de Júpiter foi detectado pela sonda em abril de 2020, como detalhado pelo site especializado Space.
Mas, embora a explosão de luz não tenha durado muito, chamou a atenção dos cientistas, pois suas características espectrais não se alinhavam com o que seria esperado na aurora de Júpiter, a equipe da missão Juno anunciou este mês.
- CONFIRA AINDA:
- A impressionante erupção solar flagrada pela NASA recentemente; fenômeno foi registrado por equipamento que observa o Sol constantemente
- A ‘misteriosa’ imagem captada por observatório da NASA no espaço que impressionou cientistas; confira registro
Ao investigar o flash, os pesquisadores pensam que tanto a duração da explosão de luz quanto o espectro UVS observado se alinham com o evento sendo o resultado de um meteoro na atmosfera do planeta.
Mas esta não é a primeira vez que os pesquisadores avistam rochas espaciais na atmosfera joviana.
De fato, em setembro e outubro de 2021, dois asteroides diferentes foram vistos zunindo em direção ao planeta com apenas um mês de intervalo.
Espaçonave da NASA registra momento impressionante em que meteoro atravessa atmosfera de Júpiter
Embora seja improvável ver passagens de meteoros tão frequentes em Júpiter, a poderosa atração gravitacional do planeta o torna um alvo provável para impactos de meteoros.
ANÚNCIO
Ainda de acordo com as informações, o imenso tamanho de Júpiter o tornou o planeta com maior gravidade em todo o sistema solar e seu puxão gravitacional puxa facilmente pequenos objetos como asteróides para sua atmosfera.
Texto com informações da Space