Se você foi diagnosticado com diabetes recentemente, provavelmente as mudanças na sua vida já começaram. Seja pelo início de prática de exercícios físicos ou por mudanças para uma alimentação restrita e saudável, novos hábitos foram adquiridos para controlar a doença e melhorar a saúde de forma geral.
Quando ocorre a doença, o pâncreas não consegue produzir naturalmente a insulina necessária para processar o açúcar presente na corrente sanguínea, por isso o controle da alimentação deve ser feito. Nesse momento, deve ser priorizado alimentos com proteínas para regular a quantidade e a qualidade dos carboidratos consumidos.
Mas não são só os alimentos que devem ser controlados, pois diversas bebidas também possuem uma quantidade elevada de açúcar, desregulando a glicose. Por isso, é importante o controle. A seguir você confere 3 tipos de bebidas que devem ser evitadas caso você tenha diabetes, de acordo com o site Meganotícias.
LEIA TAMBÉM: Tenho tatuagem, posso me depilar?
Suco de frutas
Mesmo preparando o suco com frutas naturais, sem adição de açúcar ou adoçante, os sucos naturais geram efeitos semelhantes ao de qualquer bebida artificialmente açucarada. Dependendo do suco, poder haver até mais açúcar e carboidratos do que um refrigerante. Isso ocorre pois, ao processar uma fruta, permanecem apenas os açúcares naturais e os outros nutrientes, como as fibras, que controlam o açúcar, acaba diminuindo.
Café
Se você é uma pessoa que consome café, mas sem leite, açúcar, a bebida pode até trazer benefícios. Mas caso você prefira um café mais ‘encorpado’, como aqueles de cafeterias onde se acrescenta muitas outras coisas, é preciso tomar um certo cuidado e diminuir a quantidade da bebida, pois esse tipo de preparo leva ingredientes com muitos açúcares.
Bebidas açucaradas
Nesse caso, a primeira bebida que se passa na mente são as gaseificadas, os famosos refrigerantes. O líquido é muito rico em carboidrato, além de possui altos níveis de frutose. Esse tipo de açúcar é diretamente relacionado à resistência à insulina e até o acúmulo de gordura no fígado, como é possível identificar nessa pesquisa (em inglês).
LEIA MAIS:
⋅ Evite a dor de cabeça: 3 alimentos que podem causar enxaqueca
⋅ Com kiwi e abacaxi: veja a bebida caseira pouco conhecida e que ajuda a emagrecer
⋅ 4 dicas realistas para reduzir o consumo de alimentos processados